PUBLICIDADE


 

 


Nesta sexta-feira, dia 18 de junho, faleceu, aos 87 anos de idade, o escritor português José Saramago, vencedor do Prêmio Nobel de literatura. A notícia foi divulgada oficialmente pela família do escritor, que vivia nas Ilhas Canárias. Apesar dos 16 romances publicados, a primeira e única obra de Saramago a ser adaptada para o cinema foi Ensaio Sobre a Cegueira. O privilégio de dirigir o longa coube ao brasileiro Fernando Meirelles, o único a vencer a resistência do escritor, que havia recusado propostas de adaptação mais de 40 vezes.
Saramago sempre se mostrou avesso à ideia de ver sua obra nas telas, mas acabou cedendo à insistência de Meirelles: “Olhei para eles, gostei da cara deles e disse que sim,” contou o escritor na época do lançamento do filme.
Para homenagear Saramago, o Telecine preparou uma programação especial. Ensaio Sobre a Cegueira, único filme baseado na obra do escritor português, será exibido no Telecine HD hoje, dia 18 de junho, às 23:35; e domingo, dia 20, às 17h40. O filme também vai ao ar amanhã, dia 19, às 22h no Telecine Cult.

"Os bons e os maus resultados dos nossos ditos e obras vão-se distribuindo, supõe-se que de uma maneira bastante uniforme e equilibrada, por todos os dias do futuro, incluindo aqueles, infindáveis, em que já cá não estaremos para poder comprová-lo, para congratularmo-nos ou para pedir perdão, aliás, há quem diga que é isto a imortalidade de que tanto se fala".

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE