PUBLICIDADE


 

 


O cantor, violonista e musicólogo Ricardo de Sá e Benevides apresenta, dia 29 de outubro, o seu mais recente concerto e ábum Joglar Shakesperean, no Palácio de Crista, em Petrópolis. No repertório, novas canções do teatro de William Shakespeare.
O concerto ainda traz canções irlandesas e medievais reunidas nos álbuns anteriores, Joglar e Joglar Éireann, lançados no Projeto Joglar, criado pelo artista em 1990. O objetivo é a pesquisa, interpretação e gravação de canções medievais, celtas e renascentistas, recolhidas em manuscritos e nas comunidades falantes do Irlandês.
O trabalho inclui o estudo comparativo de línguas medievais vernáculas, originadas do Latim, como o Langue d’Oc, línguas de origem celta, como o Gaélige, e o Inglês Elisabetano, utilizado por William Shakespeare em suas obras para o teatro e poesia.
O concerto divide-se em quatro partes: na primeira, canções medievais, ligadas às Cruzadas e suas diversas visões, compostas na atual França entre os séculos XI e XIV, tal como Chanterai por mon Corage; na segunda parte, canções catalãs do século XVII, em que lirismo e imaginário popular compõem melodias e textos de rara beleza, como em Ell Fill Del Rei.
Na terceira parte, o canto irlandês, originado da síntese das culturas cristã e celta ocorrida desde o século VI. Transmitido e cantado pelas comunidades falantes do Gáelige, seus textos e melodias falam do exílio, da esperança do retorno e do amor à terra irlandesa; destaque para Béir Mó, canção do exílio e da saudade do Condado de Dingle.
Na quarta parte, canções, ayres, das peças e personagens criados por William Shakespeare, na efervescência cultural da Inglaterra Elisabetana. Concebidas tanto para as tragédias, quanto para as comédias e dramas históricos, as canções expressam as nuances sutis do caráter de seus personagens e cenas: And Will He Not Come Again, cantada por Ophelia, em Hamlet, e Full Fathom Five, do Gênio Ariel, da Tempestade.
Para o concerto e a beleza do Palácio de Cristal, cenografia e Iluminação foram especialmente concebidos, proporcionando ao público uma rica experiência estética de imersão nos diferentes e sutis universos das canções dos séculos VI ao XVII.
SERVIÇO
Local: Palácio de Cristal
Dia: 29 de outubro - sexta-feira 
Horário: 20h
INGRESSOS: R$ 20,00 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE