PUBLICIDADE


 


Em setembro, a biblioteca infantil Rocambole, do Museu Imperial, oferece diversas atividades voltadas para o público escolar. As oficinas e rodas de leitura serão inspiradas no Dia da Árvore (21 de setembro) e tratarão de temas ligados à natureza e ao meio ambiente.
Nos dias 14 e 28, às 15h, haverá “Hora do Conto” com o livro “Jardins”, de Roseana Murray. A obra remete, em poesia, para um mundo repleto de cores e aromas da natureza, estimulando os sentidos e nos transportando para uma relação mais profunda com a terra, as plantas, as árvores e os pássaros. A leitura será seguida de oficina criativa com a educadora Alaíde Guedes.
No dia 21 de setembro, Dia da Árvore, às 15h, será realizada contação de história e dramatização do conto “A árvore que não queria morrer”, do cancioneiro popular. A história resgata todo o potencial imaginário de um reino semântico onde a vida de uma árvore é contada na primeira pessoa. Após a representação do conto, haverá uma oficina com Alaíde Guedes, na qual o grupo irá construir a sua própria árvore, onde as mãos de cada criança serão, não somente as construtoras, como também as folhas dessa árvore.
Em 23 de setembro, às 13h30, acontece a “Oficina de brincadeiras em contato com a natureza”. Desde sempre, os espaços exteriores e os jardins se constituem como espaços de recreação por excelência, ampliando também os “corredores de liberdade” concedidos às crianças para suas brincadeiras, essenciais para um saudável desenvolvimento da sua relação com os demais e com o meio ambiente. Resgatando atividades lúdicas e tradicionais ao ar livre, a atividade convida um grupo de crianças a experimentar esse momento lúdico-pedagógico.
No dia 30, às 14h, será oferecida a atividade “A árvore, nossa amiga”. Após a leitura do poema “As árvores são amigas”, retirado do cancioneiro popular, haverá um jogo criativo de memorização do poema com recurso à construção do texto musicado. Em seguida, serão realizadas propostas de exploração do tema, a partir do diálogo e da reflexão coletiva sobre a temática da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade.
Todas as atividades são gratuitas e devem ser agendadas previamente pelas escolas através do telefone (24) 2245-7735.
A Biblioteca Rocambole funciona de quarta a sexta-feira das 9h às 12h (leitura espontânea, consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades escolares agendadas). Seu acervo é composto de cerca de 350 obras, entre as quais livros, revistas, gibis, dicionários, atlas e DVDs.
A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole e outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

SERVIÇOS
Biblioteca Rocambole
Funcionamento: de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2245-4182 / (24) 2245-4162
Agendamento para grupos escolares: (24) 2245-7735 (setor de Educação)



Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE