PUBLICIDADE


 


Os regentes gerentes que participam do projeto. (Foto: Alexandre Peixoto/ Ascom)

Uma parceria inédita entre o Segmento de Canto Coral e a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e da Fundação de Cultura e Turismo, lançou o Programa “Canta Petrópolis”. O projeto prevê a implementação de 43 novos corais nas escolas municipais, que irão se juntar aos 30 já existentes, chegando a um número de 7 mil crianças beneficiadas com a música.

A iniciativa é ousada, mas tem tudo pra dar certo, já que está respaldada por um movimento sólido musicalmente e muito trabalho, imbuído da vontade de fazer acontecer. Assim é o movimento de canto coral na cidade, hoje liderado pelo jovem regente Leonardo Randolfo, também vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Petrópolis e ainda membro da comissão julgadora do Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura.

Do “Canta Petrópolis”, coordenado por Leonardo, fazem parte também os regentes gerentes: Paulo Afonso Filho (Coral Municipal), Marcelo Vizani (Escola de Música da UCP, Coral Laus Deo e Coral das Meninas dos Canarinhos), Marco Aurélio Lischt (Coral dos Canarinhos), Antonio Gastão (Coral e Orquestra da UCP), Geilson dos Santos (Coral Makoto Johrei), João Macedo (Coral Cant´Vox) e Alexandre Goulart (Coral do INSS). O trabalho destes mestres será multiplicado por regentes aprendizes que irão reproduzir seus conhecimentos nas escolas.

– Uma de nossas metas é fazer com que a cidade seja de fato a Capital Nacional dos Corais, reconhecida pelo Ministério do Turismo. Hoje Petrópolis é conhecida culturalmente como cidade de corais, mas não temos o título – afirma Leonardo.

Segundo ele, mais à frente o objetivo é levar o programa para todas as escolas do município e ampliar as ações para bandas marciais e aulas de musicalização. As crianças terão a oportunidade de experimentar o poder integrador da música. A idéia do Segmento de Canto Coral é incluir as escolas na programação oficial do “Natal de Luz 2011”, realizando um concerto com mil vozes em praça pública.





Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE