PUBLICIDADE


 


Data: 15 de Outubro de 2011 (sábado)
Horário: 14h às 17h30
Local: Anexo do Theatro D.Pedro
(Entrada pela Rua Nilo Peçanha)
Tema da oficina: Estado e escuta, exercícios utilizados para chegar ao resultado final da peça
Público alvo: pessoas envolvidas com teatro
Idade: acima de 18 anos
Número de participantes: 15 / 20 pessoas (escolhidos pela direção da oficina mediante análise de currículo)
Os interessados devem enviar o seu currículo para o e-mail: petropopolisemcena@gmail.com até o dia 5 de Outubro.

 
PROPOSTA
Descrição: Pensando em toda a pesquisa que resultou no espetáculo, escolhemos trabalhar com o desenvolvimento do “estado” e da “escuta”, que são a base de pesquisa para um trabalho não-naturalista, embora realista e são exercícios fundamentais para qualquer ator, iniciante ou não, que pretenda ter mais domínio e conhecimento das próprias ações e reações físicas e emocionais relacionadas aos sentimentos que se busca representar no palco e a relação de percepção de tudo que acontece em redor, no espaço e com os outros companheiros de trabalho.

A oficina será ministrada pelos atores e outros profissionais de teatro
MÓDULO 1:
Primeira hora: Alongamento com música- despertar do corpo e da mente
Aquecimento- lúdico (jogo, brincadeira), com música
Segunda hora: Jogo 1- Em roda, cada um vai para o centro e se apresenta, cantando seu nome, todos repetem a melodia em seguida. A ideia é criar um fluxo de melodias com os nomes, que acabe formando uma ciranda, onde movimentos e sons feitos em conjunto se encontram variando de ritmo, intensidade, tempo.
Jogo 2- Em duplas. Um fecha os olhos e passa a se guiar na caminhada pela sala apenas pelo som da melodia com seu próprio nome, criada no jogo anterior, repetida pelo outro.
Terceira hora: Jogo 3- Cada dupla se junta a mais uma, formando grupos de 4 pessoas. Cada um no grupo contará um pouco de si, os 4 escolherão as partes mais interessantes de cada história e construirão uma curta encenação que fale a respeito de quem são aquelas 4 pessoas. Cada grupo apresenta sua cena para os demais.
Nos minutos finais: Conversação a respeito deste dia de oficina.

MÓDULO 2:
Primeira hora: Alongamento- despertar do corpo e da mente
Aquecimento- lúdico(jogo, brincadeira)
Segunda hora: Jogo 1- Raias de cinco pessoas que precisam fazer um trajeto com ações físicas pré-determinadas (sentar, pular, deitar), experimentando estados variados para estas ações.
Terceira hora: Jogo 2- Um grupo de três pessoas se reveza nas funções de coro e corifeu, mudando de estado a cada troca de corifeu, que vai ser quem determina o estado daquele movimento que o grupo fará em conjunto, buscando o funcionamento coeso de um coro. Aos poucos outras pessoas vão somando-se a esse coro, como se complementassem o corpo que vêem de fora do jogo.
Nos minutos finais: Conversação a respeito deste dia de oficina.

MÓDULO 3:
Primeira hora: Alongamento- despertar do corpo e da mente
Aquecimento- lúdico(jogo,brincadeira)
Segunda hora: Jogo 1- Todos retiram sem ver, pedaços de papel de dentro de um recipiente. Neste pedaço de papel estará escrito um estado (cansaço, dor, amor...). À partir de quando pega o papel, cada um passa a caminhar pela sala trazendo aquele estado para o corpo, experimentando por algum tempo as possibilidades que surgem, até que ouça o comando de fora para trocar de papel com a pessoa mais próxima e experimentar aquele novo estado escrito.
Terceira hora: Jogo 2- Grupos de cinco pessoas por vez, posicionadas lado a lado. Será dito para a primeira pessoa da fileira qual estado aquele grupo vai desenvolver, então esta pessoa mostra para a pessoa ao lado o grau mais baixo daquele estado, a segunda pessoa aumenta um pouco o estado que recebeu e passa para a terceira, que aumenta um pouco mais e passa para a quarta, que aumenta e passa para a quinta. Nesta pessoa o estado tem que chegar em grau máximo de desenvolvimento. Em seguida, todos que ficaram de platéia para o exercício tentam identificar qual era aquele estado até que se chegue a um concenso, então outro grupo vai para a berlinda.
Nos minutos finais: Conversação a respeito deste dia de oficina.
Os 3 módulos da oficina serão realizados no sábado, durante o tempo proposto pelos
organizadores.






Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE