PUBLICIDADE


 

No dia 02 de dezembro, celebram-se os 186 anos de nascimento do imperador d. Pedro II. No Museu Imperial, a data será comemorada com gratuidade na visita e com uma sessão do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), quando S.A.I. d. João de Orleans e Bragança vai proferir uma palestra sobre fotografia ­– uma das paixões de d. Pedro II – , intitulada “ DE PEDRO A JOÃO: Fotógrafos da Casa Imperial”.
Conforme já se tornou tradição, a gratuidade será concedida no próprio dia 02, sexta-feira, para todos os visitantes. Já a Sessão da CEPHAS (Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas), do IHGB, será no dia 07, às 15h, no Cine Teatro Museu Imperial, aberta ao público.
A Sessão da CEPHAS acontece todas as quartas-feiras, sempre no próprio IHGB. Contudo, desde 2009, o Instituto abre exceção no aniversário de d. Pedro II e realiza o evento no Museu Imperial.
“A celebração do aniversário de d. Pedro II é uma excelente ocasião para perpetuar uma jovem tradição iniciada com a presente parceria entre o Museu Imperial e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Duas instituições nacionais de memória e história que se confraternizam na celebração de seu patrono”, afirmou o historiador Maurício Vicente Ferreira Jr., diretor do Museu Imperial e sócio do IHGB.
O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro nasceu em 1838, a partir da intenção de se criar uma entidade que refletisse a nação brasileira, que, não muito antes, conquistara a sua Independência. Seu patrono foi d. Pedro II, a quem foi dado o título de Protetor. O imperador incentivou e financiou pesquisas, fez doações valiosas, cedeu uma sala no Paço Imperial para sede do Instituto e presidiu mais de 500 sessões.
Nesses 167 anos de existência, o IHGB tem-se caracterizado por múltiplas atividades, pela reunião de um significativo acervo, posto à disposição do público, e pela realização de conferências, exposições, cursos, congressos e afins.

SERVIÇOS
Celebração do aniversário de d. Pedro II - Sessão da CEPHAS/IHGB
Data: 7 de dezembro de 2011
Horário: 15h
Local: Cine Teatro Museu Imperial

MUSEU IMPERIAL
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE