PUBLICIDADE


 



Mostra inédita reúne fotos e sons de aves raras e exuberantes que podem ser observadas no Jardim Botânico a céu aberto
  
Um dos pontos turísticos mais frequentados da cidade recebe a partir de hoje, dia 14 de fevereiro, a exposição Aves do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A mostra reúne 14 imagens (1m x 1m, cada) de aves, em sua maioria nativas da Mata Atlântica e outras migratórias, que se alimentam e reproduzem no Jardim Botânico, propiciando um verdadeiro espetáculo não só para ornitólogos, fotógrafos de natureza e observadores de aves, mas para o público em geral.  As fotografias, de Lena Trindade, fazem parte de uma seleção das 152 espécies catalogadas e impressas no Guia das Aves do Jardim Botânico, lançada em dezembro após quatro anos de pesquisa. 
Além das 14 fotos,  a exposição conta com uma projeção de todas as imagens do guia acompanhada de sons de aproximadamente 50 aves, gravadas pelo especialista Luiz Antonio Pedreira Gonzaga. Com cerca de um milhão de visitantes por ano, o Jardim Botânico – uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira – é reduto de aves raras como o saíra–sapucaia e o gavião-pombo-branco, ambos ameaçados de extinção, por exemplo. Lá também podem ser encontrados pássaros de grande apelo visual, mas incomuns, como o tiê-sangue, o ferro-velho e o beija-flor-preto, além de outras facilmente localizadas como saíra-ferrugem, o tucano-de-bico-preto e a garça-branca-grande.

Sobre o Aves do jardim Botânico do Rio de Janeiro – Guia do Campo
A partir de um meticuloso trabalho desenvolvido e idealizado pela fotógrafa e observadora de aves Lena Trindade, em parceria com o ornitólogo Henrique Rajão, responsável pelos verbetes, o Aves do Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Guia do Campo cataloga 152 espécies de aves que fazem parte da fauna do local. Em inglês e português, o guia traz informações com o nome popular e científico de cada ave, seu tamanho médio e outras características específicas a seu respeito. Além de constituir mais uma atração aos visitantes do Jardim Botânico, que terão a oportunidade de conhecer e identificar as espécies que circulam pelo parque, o guia tem a missão de divulgar a diversidade de aves que ali habitam com impacto na preservação dessa fauna e do seu habitat.
A exposição Aves do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o livro Aves do Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Guia do Campo são uma realização da Associação dos Amigos do Jardim Botânico e do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico Rio de Janeiro em parceria com a Hólos Consultoria e com patrocínio do BNDES.

SERVIÇO 
Exposição Aves do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Data: 14 de fevereiro à 15 de abril de 2012
Horário de visitação: 10h às 17h
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008, Rio de Janeiro

FONTE: Assessoria de imprensa / Approach


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE