PUBLICIDADE


 

 




Mostra mais antiga da América Latina ocorre entre 23 e 29 de fevereiro na Colômbia

O 52º Festival Internacional de Cinema de Cartagena, na Colômbia, vai reunir grandes produções do cinema da Colômbia, de países iberoamericanos e de outras localidades do mundo. O Brasil será representado com onze filmes no festival que ocorre entre 23 a 29 de fevereiro de 2012 e exibirá longas, curtas-metragens e documentários.
Pela primeira vez, as projeções serão gratuitas em todos os cenários da cidade banhada pelo Mar do Caribe. “Dessa forma, o festival cinematográfico mais importante da Colômbia reforça seu compromisso com a qualidade cinematográfica, rigor técnico em suas projeções e agora estará aberto a todo o público”, destaca a organização do evento que espera oito mil expectadores.
Entre as produções brasileiras confirmadas estão “Heleno”, do diretor José Henrique Fonseca, que conta a história do jogador Heleno de Freitas, interpretado por Rodrigo Santoro; “Histórias que só Existem Quando Lembradas”, de Julia Murat, co-produção de Brasil, Argentina e França; “Violeta se Fue a los Cielos”, do chileno Andres Wood, numa co-produção entre Chile, Argentina e Brasil; além do documentário “As Canções”, de Eduardo Coutinho, em que homens e mulheres cantam músicas que marcaram suas vidas.
Dos 20 curtas-metragens da mostra, seis são brasileiros, sendo eles: “A Fábrica”, do diretor Aly Muritiba; “Assunto de Família”, de Caru Alves de Souza; “A Poeira e o Vento”, de Marcos Pimentel; “De La Praça”, de Frederico Pinto; “Licuri Surf”, de Guilherme Martins; e “Uma Primavera”, de Gabriela Amaral Almeida.
Ao todo serão 103 filmes na programação, que inclui onze filmes que ganharam o Shell de Ouro na última década no Festival Internacional de Cinema de San Sebastian-Donostia. Haverá uma retrospectiva da obra da diretora francesa Claire Denis, que levará para as telas a visão única e a sensibilidade especial que caracteriza seus filmes.
A mostra terá ainda 19 produções universitárias e sete filmes em tributo à atriz Isabella Rossellini, que estará em Cartagena. Entre os convidados especiais também estão o diretor argentino-brasileiro Hector Babenco (de “Carandiru”, “O Beijo da Mulher Aranha” e “Pixote, a lei do mais fraco”, entre outros), o ator mexicano Gael García Bernal (de “Babel”, “Má Educação”, “Diários de Motocicleta), a diretora francesa Claire Denis (Bom Trabalho, Chocolate, 35 doses de Rum) e o ator cubano Jorge Perugorria (Che, Guantanamera, Rainhas).
Criado em 1960, o Festival Internacional de Cinema de Cartagena de Índias (FICCI) é o mais antigo evento de cinema da América Latina. A mostra passa pelas novas tendências do mundo do cinema, ao mesmo tempo em que mantém o foco central no cinema latino-americano.
Saiba mais sobre o festival no site: http://www.ficcifestival.com
Crédito: Divulgação. 
FONTE: Assessoria / Guilherme Soares Dias

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE