PUBLICIDADE


 


Outras apresentações poderão ser conferidas pelas escolas a partir
 do dia 23 de agosto

A Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto recebe, no dia 16 de agosto, às 14h, a remontagem da peça sAIDS Baixo que a Coisa tá Feia, desenvolvida por profissionais e acadêmicos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa DST/Aids.
A peça, que possui entrada franca, se passa em uma república estudantil onde um grupo de jovens precisa lidar com um problema real, perigoso e atual: a Aids. Dúvidas sobre formas de contágio e de prevenção, estigmas e dilemas enfrentados por diversas pessoas no mundo são abordados numa história de grande impacto e sem papas na língua, onde os temas são a Aids, as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e o uso de entorpecentes.
O texto, escrito em 1995 pelo Dr. Miguel Abud Marcelino, professor do curso de Medicina da FMP/Fase, e colaboradores, foi desenvolvido através de uma parceria firmada entre a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase e o Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Unimed Petrópolis, em conformidade com ações preventivas do Programa Nacional de DST & Aids do Ministério da Saúde.
Esta nova montagem, organizada por acadêmicos do 7º período de Enfermagem da Fase e o Programa de DST/Aids, pretende retomar o conteúdo do texto original, no intuito de continuar transmitindo informações sobre saúde e doença, assim como os riscos e condutas diante do contexto e realidade da cidade.
Indicada a todos os públicos, a partir do dia 23 de agosto a peça será encenada para escolas, sendo apresentada toda quinta-feira até abril do ano que vem. Agendamentos podem ser  feitos através do telefone  (24) 2244-6471. 

SOBRE A PEÇA   
No período de agosto de 1995 a março de 2006 foram realizadas 117 apresentações em Petrópolis, para um público de 21.558 espectadores. Há registros de inúmeras encenações em outros municípios, na íntegra ou adaptadas, a cargo de grupos teatrais.
O objetivo inicial era produzir um material didático especialmente voltado ao público jovem, para apresentação na 2ª Mostra de Trabalhos Científicos da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase. A partir do sucesso da primeira apresentação, foram realizadas outras três que permitiram ajustes no texto, culminando com a publicação e registro da 1ª versão no Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro/RJ. Desde então, o processo de criação coletiva sobre o texto original teve continuidade, com a 2ª versão sendo registrada em 2006.
Dessa forma, o material poderá ser utilizado por outros grupos teatrais de todo o país, interessados em encená-la na íntegra ou adaptada à realidade de cada local. As adaptações que exijam modificações no conteúdo do texto deverão ter o cuidado de não comprometer as informações técnicas da obra, de modo que a autorização para a montagem seja apreciada previamente pela Coordenação do Projeto, para registro da abrangência do trabalho.

SERVIÇOS
Data: 16 de agosto de 2012, às 14h
Local: FMP/Fase – Sala Arthur de Sá Earp Neto. Avenida Barão do Rio Branco, nº 1003, Centro – Petrópolis/RJ.
Agendamento para escolas:   (24) 2244-6471
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE