PUBLICIDADE


 



Petrópolis vai receber durante o feriado de Corpus Christi uma exposição inédita de tapetes ornamentais com temas sacros. As obras são verdadeiras inspirações para esse momento de espiritualidade cultivada pela comunidade católica. Também destacam a importância da cultura popular religiosa e da estética contidas na arte sacra do Barroco Mineiro. O trabalho é do artista plástico Hernando Rocha Vitor. Ele e sua equipe irão confeccionar no local a mostra intitulada “Solo Arte-Sacral”. A abertura será no dia 29 de maio, às 12h, no Palácio de Cristal, e os tapetes estarão expostos até o dia 09 de junho de 2013, de terça a domingo, das 9h às 18h.

“Esta é uma exposição que leva fé sobre o solo sagrado, fervor visual com temas sacros que remetem ao lúdico experimental e absoluto do olhar sobre a tapeçaria, que se guarda na mente e se dissolve com o tempo” – discorre o artista sobre o trabalho, oriundo do Movimento Artechão que revitalizou a arte de confeccionar os tradicionais tapetes de rua na cidade mineira de Congonhas. A mostra de tapetes artísticos é promovida pela Prefeitura de Petrópolis por meio da Fundação de Cultura e Turismo.

Educador na área de Artes Visuais há quase duas décadas como professor de desenho artístico, pintura e Mangá, Hernando Rocha Vitor vivencia a arte desde muito pequeno. Seu interesse por imagens foi notado com maior evidência aos 15 anos de idade através da escultura e modelagem. A pintura sempre o fascinou, porém não conseguiu prosseguir com essa modalidade artística devido a problemas alérgicos com a química de determinados materiais. Aos 16 anos já expunha seus trabalhos, contando hoje 36 exposições entre coletivas e individuais.

“A escultura sempre esteve presente durante minha infância, juntamente com o desenho, me tornando assim um autodidata” – explica o artista que se especializou na arte de tapetes ornamentais. As obras, criadas com lascas e farelos de serragem, pó de café e tinta que o público poderá conferir no Palácio de Cristal, são o resultado de vivências interpretadas pela sensibilidade dos artistas através dos temas sacros. O Palácio de Cristal fica na rua Alfredo Pachá, s/nº, Centro.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE