PUBLICIDADE


 

Pela primeira vez acontece, em Petrópolis, um grande Festival de Haicais, promovido dentro da Festa da Cultura Japonesa, pela união de três entidades: a Associação NIKKEI de Petrópolis, a Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni e Academia Petropolitana de Educação. A organização ficou a cargo da presidente da ABP, Catarina Maul, e do presidente da APE, Prof. Ataualpa Pereira Filho.
A premiação ocorrerá na próxima sexta-feira, às 19h, na Casa Claudio de Souza, às 19h. Em seguida Ataualpa Pereira Filho proferirá palestra sobre haicais.
O tema abordado pelo concurso foi “A influência das estações do ano nas paisagens superiores”.  O mesmo contou com três categorias: juvenil, adulto e adultos de outras cidades, e premiará os cinco melhores trabalhos de cada categoria.
A juventude se fez representar na entrega de mais de 100 trabalhos, vindos das escolas municipais Clemente Fernandes, São Geraldo e Paroquial da Alcobaça. A mobilização das escolas para o incentivo da Leitura e da Escrita dos gêneros poéticos diversos é resultado de um trabalho encampado pela Secretaria de Educação, através da Divisão de Atividades Culturais e Artísticas, que tem à frente Catarina Maul, que há mais de 15 anos coordena na cidade concursos poéticos que envolvem, também, a classe escolar.
Mas a grande novidade, além do próprio Festival de Haicais, foi a chegada de mais de 100 trabalhos vindos de outras cidades, dos estados mais diversos, mesmo assim fiéis ao tema, que fala do clima e das paisagens petropolitanas, mostrando a ampla pesquisa feita para traduzir nos três versos metrificados um pouco dos encantos de nossa terra. Além dos muitos estados brasileiros, ainda chegaram trabalhos vindos do próprio Japão, de Portugal e até de Moçambique, mostrando a força de união que projetos como esse trazem, estreitando laços e divulgando a cidade além de seus limites.
O julgamento está a cargo dos acadêmicos Ataualpa Pereira Filho, Gustavo Wider e Sylvio Adalberto.
Com entrada franca, todos ficam convidados para a premiação e para a palestra de haicais, proferida a seguir.


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE