PUBLICIDADE


 


Nesta quinta-feira, dia 27 de março, às 19h, a educadora e terapeuta cultural Maria Inez do Espírito Santo ministra palestra sobre seu livro “Petrópolis, uma história viva”, no plenário da Câmara Municipal, seguida de sessão de autógrafos. O evento faz parte do projeto Arte na Câmara.
A obra foi escrita especialmente para crianças da primeira fase do ensino fundamental. É o primeiro livro didático de ensino da história de Petrópolis destinado a crianças do município, totalmente produzido, editado e impresso na cidade, visando tornar o ensino e a aprendizagem de sua história uma experiência instigante, prazerosa e criativa.
“Petrópolis, uma história viva”, além da transmissão de informações preciosas, fruto de pesquisa detalhada e atualizada, estimula nos professores e nos estudantes a capacidade de avaliarem os acontecimentos históricos e suas consequências, ao mesmo tempo em que propõe reflexões sobre cada evento estudado, de maneira que desenvolvam a atitude de cidadãos conscientes e participantes da vida da cidade onde residem.


SOBRE MARIA INEZ
Maria Inez do Espírito Santo é formada em Pedagogia pela UCP e em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá; é pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior, pela UniverCidade; possui formação independente em Psicanálise e em Estudos das Culturas Brasileiras. Atua como educadora, terapeuta cultural, escritora e contadora de histórias. Em 1974, fundou em Petrópolis a Escola Viva, instituição particular pioneira no Brasil no trabalho de inclusão, a qual dirigiu de 1974 a 1989. Nesse período promoveu 13 Feiras de Livros Infanto-Juvenis e Festas da Comunidade, buscando a integração da escola com outras instituições culturais e com a sociedade em geral.  Junto ao colégio fundou o Centro Cultural Viva, que mais tarde foi transferido para o Rio de Janeiro, onde esteve sediado de 1992 a 2002.
Maria Inez é funcionária aposentada da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias (RJ), onde trabalhou, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no projeto Renascer, dedicado à educação de menores desassistidos. Participou como palestrante de diversos congressos e seminários nacionais e internacionais de Educação e de Psicanálise; coordena grupos e oficinas de leitura, e mesas redondas.  Também é autora dos livros: “Vasos Sagrados: mitos indígenas brasileiros e o encontro com o feminino” – Editora Rocco; “Com gosto de terra natal: um novo olhar sobre os mitos indígenas brasileiros” - Editora ao Livro Técnico; “Enquanto papai não volta...” (literatura infantil) – Editora Escrita Fina; de “Ceiuci, a Velha Gulosa”-  Editora Escrita Fina; além de possuir diversos trabalhos publicados em Anais de Congressos e Revistas Especializadas. 

SERVIÇO
Palestra sobre o livro “Petrópolis, uma história viva” – Maria Inez do Espírito Santo
Local: Câmara Municipal
Horário: 19h
Endereço: Praça Visconde de Mauá, 89 – Centro

Entrada Franca

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE