PUBLICIDADE


 






Parceira do Instituto dos Meninos Cantores e da Escola Municipal Carmen Nunes Martins é aprovada pelo Ministério da Cultura


Estimular a produção artística através de atividades culturais de forma a contribuir para a formação acadêmica e social. Este é o objetivo do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis com o projeto Mais Cultura nas Escolas. Realizado em parceria com a Escola Municipal Carmem Nunes Martins, o projeto atenderá 240 estudantes, com aulas de musicalização e canto coral.

“Nossa principal preocupação é com a formação dos alunos. O ensino da música é um meio de dar a eles uma visão ampliada do mundo. O que a música proporciona aos estudantes, na verdade, é muito maior do que a aula” analisou a coordenadora do Instituto, Rose Mello, antecipando que os estudantes interessados em continuar o aprendizado poderão fazer parte do IMCP.

“É uma grande honra ter tido esse projeto, em parceria com os Canarinhos, aprovado junto ao Ministério da Cultura. Nossos alunos estão tendo uma oportunidade única de conhecer um universo diferente do que estão acostumados. É o primeiro contato que eles têm com a música erudita”, comemora Aline Dias, diretora da Escola Municipal Carmen Nunes Martins.

O ensino da música se torna um veículo de socialização, já que os ensaios são coletivos, gerando uma convivência, onde as partes precisam se ouvir para que haja harmonia musical. Além da expansão cultural, o Projeto pretende estimular valores como a disciplina, concentração, compromisso, responsabilidade, cidadania, sensibilidade, autoestima, solidariedade, senso crítico, gosto pelas atividades culturais e, em decorrência, formar plateias e despertar vocações artísticas.

Fazem parte do projeto aulas de iniciação musical, canto coral, concertos didáticos e concertos em pontos de cultura e espaços culturais. As atividades compreendem manifestações populares e eruditas, passando por diversas linguagens artísticas.  Dentro do programa estão artes cênicas, (circo, teatro, dança, mímica, ópera), audiovisual, (cinema, vídeo, TV), música, artes da palavra, (literatura, cordel, lendas, mitos, dramaturgia, contação de histórias) e artes visuais (artes gráficas, pintura, desenho, fotografia, escultura, grafite, performance, intervenções urbanas). Nesse contexto, são inseridas diversas culturas, como a afro-brasileira e indígena, a cultura digital e comunicação, além de educação museal e patrimonial.

Os benefícios para os alunos vão além do enriquecimento da bagagem cultural, do estímulo diário para melhor desenvolver suas potencialidades, vencer a timidez e romper preconceitos. Reuniões de interação, discussão e avaliação com familiares e a comunidade escolar tendem a otimizar a aprendizagem dos estudantes. “Os alunos estão contentes com a novidade e temos a expectativa de que muitos talentos sejam descobertos”, acredita Aline.

As aulas semanais acontecem no contra turno escolar, com profissionais especializados coordenados pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Os alunos da Educação Infantil participam da Iniciação Musical, já os estudantes que estão entre o 1º e 5º ano têm aulas de Formação Musical. Após a iniciação, será introduzido o canto coral e alguns instrumentos como flauta doce, violino e piano. No fim do ano, haverá apresentação dos alunos envolvidos no Programa Mais Cultura na escola e em espaços culturais.



Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE