PUBLICIDADE


 


                                                       
A Casa de Cultura Cocco Barçante surgiu do desejo de reunir sua produção artística ao acervo do
 Projeto Sentimentos do Rio. (Divulgação)



por Anna Paula Di Cicco  

O Rio de Janeiro é sua musa inspiradora, a Cidade Imperial sua paleta de cores. Há 22 anos o artista carioca subiu a Serra para residir em Petrópolis, onde fundou a Casa de Cultura e Museu de Artesanato Cocco Barçante.


Natural do Rio de Janeiro, Cocco Barçante, sentiu que de fato seguiria o caminho das artes ao expor seu primeiro quadro no Palácio Quitandinha, ainda no início dos anos 80. Sua ligação com Petrópolis é de longa data, já que segundo ele, desde garoto era hábito passar os finais de semanas e férias na Cidade Imperial. “Realizei meu primeiro curso de pintura no Centro de Cultura Raul de Leoni, em 1976. Esta cidade sempre me inspirou. O Rio de Janeiro é minha musa inspiradora, já Petrópolis é a paleta de cores para as minhas obras”, define.

Foi em 1992 que Cocco decidiu subir a Serra definitivamente. Segundo ele, uma ocorrência natural que uniu o passado ao processo criativo em seu atelier. “A cidade e seu estilo de vida provocam minha produção artística. Meu atelier funciona desde 1993, no local onde agora é a Casa de Cultura e Museu do Artesanato”, aponta.

De acordo com o artista, a Casa de Cultura Cocco Barçante surgiu do desejo de reunir sua produção artística ao acervo do Projeto Sentimentos do Rio, que vem sendo realizado em parceria com artesãs de comunidades cariocas durante os últimos 15 anos. O objetivo da casa, segundo Cocco, é valorizar e difundir a atividade artesanal no estado do Rio, estimulando a economia criativa. Lá, além de funcionar como uma galeria de arte, as pessoas podem adquirir produtos definidos por ele como “presentes culturais”, que são os artesanatos sustentáveis produzidos a partir de materiais recicláveis.









Projetos Sociais
Cocco começou atuando com o grupo “Marias Maré” em 2000, quando iniciou o Projeto Sentimentos do Rio, um registro artesanal sobre a cidade do Rio de Janeiro, identificando e valorizando o talento das artesãs das comunidades. Desde então Cocco desenvolve uma metodologia específica que valoriza a identidade artesanal, tendo o design como ferramenta para potencializar estes talentos, promovendo assim, a inclusão social. Em função desse trabalho, a partir de 2008 começou também a atuar como consultor em Instituições como o Sebrae e o Senac.


Para o Natal
Com a proximidade das festividades de fim de ano, o destaque recai para a Segunda Semana de Economia Criativa da Instituição. O Projeto envolve o "Mercado Natal das Artes", com vendas de produtos artesanais; oficinas de pintura, reaproveitamento de materiais, colagem e bordado que vai até o dia 15 de dezembro; a exposição fotográfica "MetaReciclagem - suas cores e formas";  e os Projetos Noite enSOLarada" e "Autores e Leitores",  da escritora e produtora cultural Ivone Alves Sol.


Personalidades Petropolitanas
O evento que reconhece anualmente personalidades de Petrópolis que se destacaram em suas áreas de atuação, bem como algumas instituições, aponta Cocco Barçante como um dos homenageados de 2014.
“Primeiramente agradeço ao reconhecimento da Casa de Cultura Cocco Barçante, como Instituição Cultural destaque do Ano. Este prêmio é resultado de muito trabalho, seriedade e grandes parcerias, como a atuação permanente dos artesãos e grupos produtivos de todo o Estado. Atribuo o Prêmio ao trabalho coletivo e inclusivo que a Casa desenvolve”, afirma.


Acesso à arte
Diante da notoriedade de seu trabalho e seu envolvimento que transita entre classes sociais, Cocco faz uma ressalva de que a arte é para todos e, principalmente, é o caminho para as oportunidades. “Percebo isso durante todo o exercício do meu trabalho junto às comunidades, onde a criatividade é latente, representando a cultura genuína e contribuindo para a inserção do cidadão no contexto sociocultural”, finaliza.



Serviço
Casa de Cultura Cocco Barçante
Casa, Loja de presentes culturais e Galeria de Arte
Rua Coronel Veiga, nº 1.734 – Petrópolis
Tel: (24) 3111-4944



Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE