PUBLICIDADE


 

Criado pelo artista plástico e designer Cocco Barçante, o Projeto Sentimentos do Rio nos últimos 13 anos prestigiou o artesanato, disseminando e fortalecendo a identidade local, por meio de um trabalho realizado em parceria com artesãos e grupos produtivos de todo o estado do Rio de Janeiro. Uma iniciativa que movimenta a Economia Criativa, promove o desenvolvimento sustentável, e otimiza pessoas.
Os sentimentos, vivências, peculiaridades e anseios, das comunidades fluminenses, assim como todos os encantos da sede estadual, são notórios neste Projeto que agora comemora os 450 Janeiros da Cidade Maravilhosa, ampliando suas ações com a inauguração do Quiosque “Sentimentos do Rio”, através de uma parceria da Universidade Candido Mendes, Campus de Ipanema, com o Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, situado na Casa de Cultura Cocco Barçante em Petrópolis. O novo Projeto surgiu de um convite da Universidade, por meio da professora Drª Andreya Navarro, que é diretora do Campus e coordena o Projeto de Responsabilidade Social da Instituição. O objetivo é divulgar as técnicas artesanais desenvolvidas no Estado, valorizar e promover a inclusão social por meio da Economia Criativa, no segmento de Design e Artesanato. O novo espaço terá trabalhos de 22 artesãos e 9 grupos produtivos que integram ao Museu de Artesanato e a Casa de Cultura, deste número 6 artesãos representam a cidade de Petrópolis. Com a utilização constante do artesanato na moda, o projeto e desenvolvimento da logística do Quiosque receberá apoio de estagiários do Curso de Design de Moda da Cândido Mendes coordenado pela designer Cecília Mendes.
Desde o início de sua criação o projeto “Sentimentos do Rio” produziu 14 painéis retratando a identidade fluminense. O painel Harmonia, décimo terceiro da coleção, traz em seu conceito o momento da pacificação das comunidades cariocas e a diversidade do artesanato do Estado. Para o artista Cocco Barçante este é o mais representativo, e não só representa a alma do Projeto, como os seus sentimentos em relação ao resultado deste trabalho tão significativo e transformador, em parceria com artesãos de diferentes comunidades. Cocco agora tem este Painel estampado em sua pele por meio de uma tatuagem definitiva, feita pelo tatuador Babú, da cidade de Petrópolis.

“Tatuar o painel Harmonia em mim foi um ato de entrega e de amor ao Artesanato Fluminense” (Cocco Barçante)

O Quiosque será inaugurado no dia 01 de março, às 16h, data do aniversário da Cidade do Rio, na Universidade Candido Mendes, Rua Joana Angélica, 63, 1º andar, Ipanema, com a exposição “Sentimentos do Rio à Flor da Pele”, uma demonstração afetiva dos artesãos pelo aniversário da Cidade, dentro do projeto “Rio de 450 Janeiros”, de Cocco Barçante, com participação de grupos de artesãos do Estado. As ações do projeto continuam durante março e abril com diversas oficinas: bordado, grupo Bordado Carioca; patchwork, artesã Alessandra; pintura em tecido, Cocco Barçante; design gráfico no artesanato, artesã Elmira; crochê, artesã Thereza Barros; pintura em madeira, Alice Correa. As oficinas são gratuitas, oferecem dez vagas em cada turma, e objetiva despertar o interesse pela Economia Criativa, com ênfase no Artesanato. Todas elas serão ministradas na Universidade Candido Mendes, campus de Ipanema. Maiores informações pelo telefone (21) 25251000.

Artesãos participantes
Bordando o Futuro – Itaperuna
Bordadeiras de Natividade – Natividade
Nós do Ponto Chic – Nova Iguaçu
Bordado Carioca – Morro da Conceição
Arte dos Reis – Angra dos Reis
Florarte – Rio das Flores
Condomínio das Artes – Piraí
Marias Maré - Maré
Florescer - Petrópolis
Cocco Barçante – Petrópolis
Adriane Marchese - Petrópolis
Margarida – Petrópolis
Cristina Palma - Petrópolis
Ana Martelo - Petrópolis
Rosangela Borba - Petrópolis
Sueli Meira - Petrópolis
Célia Silvestre – Rio das Ostras
Vera Quirino – Angra dos reis
Adélia Matos – Teresópolis
Milla – Maricá
Aracina – Cidade de Deus
Luís Carlos Silva – Cidade de Deus
Mariá – Complexo do Alemão
Cristina Dias – Rio de Janeiro
Alice Corrêa - Rio de Janeiro
Thereza Barros - Rio de Janeiro
Fátima Mendes - Rio de Janeiro
Alessandra Patchwork - Rio de Janeiro
Elmira - Rio de Janeiro
Inês Rache - Rio de Janeiro
Mariana Cheiche - Rio de Janeiro


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE