PUBLICIDADE


 

A Sociedade Artística Villa-Lobos (SAV) recebe no sábado, dia 31 de outubro, às 17h, no Theatro D. Pedro, em Petrópolis, o famoso Quarteto da Guanabara, em verão de cordas, com Daniel Guedes e Maressa Portilho nos violinos, Daniel Albuquerque na viola e Márcio Malard no violoncello e participação especial da pianista Patricia Glatzl.
O Quarteto da Guanabara continua sua trajetória, após uma interrupção de alguns anos devido ao afastamento do pianista Luis Medalha e à morte de dois de seus membros: a violinista fundadora do grupo Mariuccia Iacovino e o violista Frederick Stephany. Estes dois últimos compuseram a primeira formação do grupo juntamente com o pianista Arnaldo Estrella e Iberê Gomes Grosso. Márcio Malard, último remanescente do grupo, que havia sucedido Iberê Gomes Grosso após sua precoce morte, decidiu dar continuidade ao trabalho do Quarteto da Guanabara, um grupo de tradição e excelência no panorama musical brasileiro.
Nesta nova formação, o Quarteto assumiu o caráter de quarteto de cordas, com Daniel Guedes e Maressa Portilho nos violinos, Daniel Albuquerque na viola e Márcio Malard no violoncelo, unindo assim quatro gerações de músicos, tendo a mais jovem integrante apenas 20 anos. A missão do grupo é continuar a tradição do Quarteto da Guanabara de divulgar a música de compositores brasileiros além de trazer para o público as obras dos grandes compositores consagrados. Além disso, o Quarteto tem em seu repertório obras de compositores contemporâneos, como sempre aconteceu na sua trajetória, tendo executado obras dedicadas ao conjunto de Cláudio Santoro, Gnattalli etc. em primeiras audições.
O Quarteto da Guanabara, em sua retomada, tem se apresentado em salas de concerto no Rio de Janeiro, em turnê no interior do estado e também pelo Brasil, com destaque para o concerto em homenagem aos antigos membros, ocorrido na Sala Cecília Meireles em outubro de 2009, que foi eleito como um dos dez melhores concertos do ano pelo mesmo jornal. Em 2014 o Quarteto atuou como convidado no Festival Internacional de Música do Pará, Festival MIMO (Caraça-MG), nas séries  da Fundação Eva Klabin e Musica no Palácio (Centro Cultural do Poder Judiciário), no Rio de Janeiro e Semana de Música da Escola de Música da UFRJ, entre outras apresentações.
Em 2015 participam da Temporada SESI no Rio de Janeiro, Festival MIMO (Paraty-RJ), Palcos Musicais em Londrina e a I Semana de Música de Belo Horizonte.
 A SAV, que promove concertos de grandes nomes da música clássica em Petrópolis, é a segunda mais antiga do país e colabora para a educação musical do público petropolitano. Tornando-se sócio é possível assistir a grandes concertos no Theatro D. Pedro, quase sempre no último sábado de cada mês.

SERVIÇO
Quarteto da Guanabara
Dia: 31 de Outubro (sábado), às 17h
Local: Theatro D. Pedro - Praça dos Expedicionários s/n – Centro – Petrópolis
Compra de ingressos somente na bilheteria do local, de quarta a domingo, de 14 às 18h

Ingressos avulsos: R$ 70,00 (inteira) / Ingressos Meia-entrada: R$ 35,00 (válido apenas para estudantes e idosos

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE