A mostra integra a programação da Festa Literária da Serra Imperial (Foto: Andressa Canejo)


O encontro das belas paisagens de Petrópolis costuradas por poemas de Machado de Assis, que tanto se inspirou na Cidade Imperial presente em algumas de suas obras. Essa relação entre o “Bruxo do Cosme Velho” com Petrópolis é contada na exposição “A Serra Imperial de Machado de Assis”, que poderá ser apreciada até o dia 30 deste mês na Galeria Van Dijk, no Centro de Cultura Raul de Leoni. A mostra, que integra a programação da Festa Literária da tem entrada franca.
Composta por 15 fotografias de Petrópolis – que fazem parte do acervo da Biblioteca Nacional – na exposição o público faz um verdadeiro passeio pela Cidade Imperial e uma viagem nas poesias do escritor, que é o grande homenageado da Flisi. Em sua segunda edição, o evento literário também celebra os 120 anos da Academia Brasileira de Letras, que teve a frente o autor - um dos fundadores da instituição a qual presidiu até sua morte em 1908. E a mostra revela também essa relação com Petrópolis, que vai além de seus contos.
“É a oportunidade do público saber que um dos maiores personagens da literatura
brasileira tinha paixão enorme por Petrópolis, presente em várias de suas obras. Tendo vindo ou não a Petrópolis, a verdade é que ele tinha um apreço enorme pela Cidade Imperial. Não apenas pelas paisagens e belezas, mas por tudo o que acontecia aqui. Essa é a grande importância dessa exposição. Inclusive Machado de Assis teve seu primeiros artigos publicados no jornal Parahyba, o primeiro impresso de Petrópolis – em circulação entre 1857 e 1859 – o qual inserimos a cópia na exposição para que o público pudesse ver”, conta Cristina Oldemburg, presidente do Instituto Oldemburg, realizadora da Flisi.
A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, de 10 às 17h, com visitadas guiadas durante a Flisijá nesta quinta, às 15h, e também nos dias 1º e 2 de setembro, em dois horários, às 11h e 15h. Além da mostra, uma mesa redonda sobre essa relação entre Petrópolis e Machado de Assis também está na programação. O encontro acontece nesta sexta-feira (1º.09), às 18h, no Teatro Afonso Arinos com o professor de Literatura e Gerente do CCRL, Marcelo Fernandes e os professores Suzana Klôh e Leandro Rodrigues, que vai mediar o bate papo.

Serviço
Exposição A Serra Imperial de Machado de Assis e seus melhores poemas Onde: Galeria Van Dijk, no Centro de Cultura Raul de Leoni
Quando: de 31 de agosto a 30 de setembro
Visitação: de segunda a sexta-feira, de 10 às 17h
Quanto: Gratuita
Informações: 2233-1221


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
 https://www.unimed.coop.br/web/petropolis