PUBLICIDADE


 

 




Abertura oficial acontece às 19h no Palácio de Cristal

Serão mais de 200 atrações, comida típica e muito chope


Petrópolis se transforma em um verdadeiro burgo alemão a partir desta sexta-feira (22.06) com a 29ª Bauernfest. A abertura oficial da festa acontece às 19h, nos jardins do Palácio de Cristal - que durante 10 dias será o coração do evento. A Banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve e, como tradição, a sangria do 1º barril de chope darão o pontapé inicial nas comemorações em homenagem aos colonos germânicos. O evento segue até o dia 1º de julho, com mais de 200 atrações, incluindo danças folclóricas, bandas de música alemã, desfiles, concursos, Jogos Germânicos, oficinas, entre outros. A gastronomia típica e muito chope também não irão faltar no maior evento da cidade.
Realizada pela prefeitura de Petrópolis com o apoio do Clube 29 de Junho, todos os seis palcos da festa começam a receber as atrações culturais já na noite desta sexta-feira. Para o prefeito Bernardo Rossi, esse é o ápice do calendário de evento de Petrópolis. “A Festa do Colono Alemão é a mais tradicional da nossa cidade. É quando homenageamos aqueles que tanto trabalharam na construção do município. Vamos resgatar e preservar nossas origens. A cultura germânica está presente até hoje no nosso dia a dia, como nas construções, na comida, na cultura, nos sobrenomes. Faz parte do nosso papel valorizar isso”, destaca.
A Bauenfest este ano espera superar em 10% o público do ano passado, quando a festa recebeu mais de 320 mil pessoas. Nesta 29ª edição, a prefeitura trabalhou para expandir ainda mais o evento, aumentando o número de palcos de quatro para seis, por exemplo. Além do Palácio de Cristal, outros núcleos da festa também estarão na Rua Alfredo Pachá, na Praça da Liberdade, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) e no clube Petropolitano.
Outro ponto alto da festa deverá ficar por conta das comidas típicas e do chope. Este ano a Festa do Colono Alemão vai contar com 43 barracas distribuídas pelo Palácio de Cristal, Rua Alfredo Pachá e Praça da Liberdade. Dez delas estarão vendendo artesanato e o moinho terá souvenirs. A partir deste sábado todas serão abertas às 10h.
“Expandimos o horário de funcionamento da festa, com a abertura das barracas já na parte da manhã, com a expectativa de aumentar o público do evento, principalmente durante a semana. Tenho certeza de que será mais uma festa de sucesso na cidade, com a vinda de milhares de turistas, o que vai movimentar a economia de Petrópolis”, explica o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.
Três desfiles também fazem parte da festa. Dois folclóricos nos domingos, dias 24 de junho e 1º de julho, às 10h, saindo da Rua da Imperatriz. E o Desfile de Luzes, no dia 29 de junho, começando às 19h, na Igreja Luterana, na Rua Ipiranga. Todos terminam no Palácio de Cristal.

Abertura com grupos folclóricos, bandas e DJ
Nesta sexta-feira, no palco interno do Palácio de Cristal, que este ano será chamado de Palco Engelberto Seiler, haverá um show com a Banda do Fritz a partir de 20h30. Já o palco que fica nos jardins, o Koblenz, abre com a apresentação da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP), às 20h, e vai até o fim da noite com apresentação de outros grupos, como o Blumemberg Volkstanz, o Bergstadt e o Barão de Drummond.Nos jardins do Palácio, durante toda a noite – a partir de 19h – o público vai contar com a performance Hoppeditz – Os Tolos. O Palco Brasil, na Praça da Liberdade, recebe a Bauern Jazz, às 20h30.
Já os palcos do Biergarten, na Praça da Águia, vão contar com DJ, a partir de 19h, e o Trio Trebiã, com rock alemão, às 21h. E o Espaço Tanzen, no Petropolitano, terá a Banda Uhul, às 19h30, e DJs Shark e Vitor Ventura a partir de 22h.
“A programação cultural é uma forma de homenagear a cultura germânica, tão presente em nossa cidade. Temos atrações para todos os gostos, que vão desde as mais tradicionais às contemporâneas, voltadas para todos os públicos”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.
Durante todo o fim de semana, a programação continuar durante todo o dia, o que inclui os concursos de chope a metro, de melhor cuca, além do desfile, dos jogos germânicos, entre outros. 




Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE