Será lançada, dentro da programação da Bauernfest 2018, uma obra literária que significa um legado para a cidade de Petrópolis. Antigas delícias & Histórias de Petrópolis, das autoras descendentes de alemães Renata Pertot e Goreth Kling, traz uma coleção de receitas típicas dos tempos da colonização e relatos guardados através da oralidade, passados de gerações à gerações.
O lançamento ocorrerá no dia 23 de junho às 18h, após o Concurso de Cucas da Bauernfest, no Palácio de Cristal, e depois, dia 29 às 15h, na Casa da Educação Visconde de Mauá. As autoras estarão autografando o livro em ambos os momentos.
A obra tem o selo Bem Cultural Editora e traz muitas fotos em cores de Ricardo Castro e Caroline Calixto, que também cuidam do projeto gráfico através de sua empresa NXT Comunicação. A coordenação editorial é de Catarina Maul.
A tecnologia tornou possível um encontro muito improvável. Uma contadora de histórias, morando na cidade de Buxtehude, na Alemanha, Goreth Kling, se encontra com uma quituteira do outro lado do mundo, morando em Petrópolis, Brasil, Renata Pertot. Dois universos tão distantes que se entrelaçam. Ambas são descendentes do mesmo tronco familiar de um dos imigrantes que veio construir a cidade de Petrópolis. Ambas com o mesmo desejo, o de contar um pouco dessa saga.  O que foi começado pela tecnologia, continuou e cresceu. Nasceu este projeto de livro sensorial, de memórias e histórias provocadas pelos sentidos. Todas as receitas guardadas em cadernos antigos foram testadas, reescritas, registradas. No processo, a presença dos fotógrafos e degustadores. Nasceu o livro que será apresentado ao público na Bauernfest. Com certeza, quem ganha é Petrópolis, pois através das receitas, cada um poderá reconstruir todas as receitas presentes em todas as refeições dos colonos alemães, valorizando passo a passo a coragem dos pioneiros. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário