PUBLICIDADE


 

 



Abertura do evento será na Catedral São Pedro de Alcântara (Foto: Renato Mangolin)

Com a chegada do 18º Festival de Inverno de Petrópolis, promovido pelo Instituto Dell’Arte, realizado de 6 a 15 de julho, a Cidade Imperial vai ser tomada pela música. A abertura do grande momento fica por conta da Orquestra Sinfônica Cesgranrio e das encantadoras vozes do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, no dia 6 de julho, às 20h, na Catedral de São Pedro de Alcântara, entrada gratuita. Na regência, o maestro Eder Paolozzi, e como solista o organista Marco Aurélio Lischt. No repertório clássicas obras de Mozart e Hydn. Abraçando mais uma vez a “Campanha da Solidariedade”, tradicionalmente realizada pelo Festival, solicita-se ao público participante a doação de um alimento não perecível.    
Criada pela Fundação Cesgranrio em 2015, a Orquestra Sinfônica Cesgranrio, reúne jovens estudantes de cursos universitários e técnicos do universo musical, que dividem seus talentos entre violino, flauta, violoncelo, oboé, contrabaixo, tímpano, fagote, clarineta, viola e trompete. Coordenada pelo maestro Eder Paolozzi, ela tem uma inovadora proposta de investir na profissionalização de seus integrantes, divulgar a música erudita e investir na formação de público. Sua estreia aconteceu em 2014, e desde então, suas participações são constantes em diversos eventos, incluindo, entre eles, o Festival Internacional Villa-Lobos (Venezuela), Festival Mimo (Rio e Paraty), e a primeira edição do Festival Internacional de Fagote UFRJ-USP.

Eder Paolozzi
Diretor artístico e regente titular da OSC, é considerado um dos jovens regentes de maior destaque. Pelo Conservatório Giuseppe Verdi de Milão, formou-se em regência, composição e piano, e no Trinity College of Music de Londres, em violino. Seu mestre no Brasil foi o maestro Isaac Karabtchevsky. Foi regente da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. A OSBM é considerada uma das mais importantes orquestras de projetos sociais do país. Seu trabalho se estendeu para a Inglaterra e Itália, regendo a World Youth Orchestra, a Orchestra Giovanille Luigi Cherubini e a Orchestra Reino di Aragon. Foi premiado em 2013 no reconhecido Musica Riva Festival.   
Primeiro coro de meninos do Brasil, fundado em 1942, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis, considerado referência nacional no canto coral, completa mais de sete décadas de sucesso em sua trajetória. Atualmente, sob a batuta do maestro Marco Aurélio Lischt, o coro, especializado em música sacra, conta em seu currículo de 77 anos de criação com a gravação de 18 CDs e várias apresentações no exterior, entre elas, na Venezuela, Alemanha, Argentina e Estados Unidos. No Brasil, algumas memoráveis marcaram o trabalho dos meninos: por três vezes para o Papa João Paulo II (1980, 1997 e 2000), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a Orquestra Petrobras Sinfônica e no Projeto Aquarius (2005).    
A “Campanha da Solidariedade” tem como objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis para instituições carentes. Toda a programação do Festival de Inverno de Petrópolis é gratuita. Pede-se a doação de 1 KG de alimento não perecível a serem arrecadados nos locais de espetáculos.
O 18º Festival de Inverno de Petrópolis é promoção do Instituto Dell’Arte em parceria com a Fundação CESGRANRIO e SESI. Apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, Secretaria de Turismo, Secretaria de Educação e Instituto Municipal de Cultura e Esporte, patrocínio de Águas do Imperador e correalização Stretto, Ministério da Cultura/Governo Federal. 

Programa
Sinfonia n. 49 Haydn, “La Passione” 30' - 35'
Sonata de Igreja em C - K.278/271 4'30''
Ave Verum corpus, K.618 – 4'30''
Mozart - "Sancta Maria, mater Dei"- KV 273 4'

18 º Festival de Inverno de Petrópolis/Dell’Arte 
6 a 15 de julho de 2018

Serviço
6 de julho, sexta-feira, 20h
Orquestra Sinfônica CESGRANRIO e Coral dos Canarinhos de Petrópolis
Eder Paolozzi, regente
Marco Aurélio Lischt, solista e organista
Local: Catedral São Pedro de Alcântara
            Rua São Pedro de Alcântara, 60 - Centro
Capacidade: 506 lugares
Acesso para deficientes
Entrada franca – Pede-se a doação de 1 alimento não perecível em prol da Campanha da Solidariedade



Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE