PUBLICIDADE


 

 




Um círculo de galhos secos entrelaçados com folhas e flores que a embelezam, isso é uma guirlanda. Um dos enfeites de Natal mais conhecidos e que antecede o nascimento de Jesus Cristo. Afinal, esse era um dos adornos mais presentes em rituais pagãos realizados no solstício de inverno no hemisfério Norte.
“A guirlanda de Natal era muito importante, pois era colocada nas portas das casas para dar ‘boas-vindas’ aos deuses. Elas eram consideradas símbolos sagrados e por isso eram confeccionadas com ramos de pinheiros, azevinhos, heras ou outras árvores e plantas consideradas poderosas”, conta Cocco Barçante, curador da mostra intitulada Guirlandas - Círculos  Criativos que ocorre até o dia 30 de janeiro de 2019 no Museu do Artesanato.
De acordo com o artista plástico, o objetivo da mostra é dar boas-vindas e trazer sorte para todos no novo ano de 2019.
Para a exposição foram  convidados  artistas e artesãos para interpretarem o símbolo natalino, cada um com sua técnica e uso de materiais. O resultado são 20 guirlandas criativas produzidas especialmente para o evento cujo conceito é o reaproveitamento de materiais como: tecido, pinhas, cordas,  jornal, lixo tecnológico, madeira, contas, latas e tampinhas plásticas e de metal.
Os artistas convidados são:  Umberto França, Moema Branquinho, Alba Paschoa e Gloria Correia (Rio de Janeiro); Marcia Loretti, Evandro Júnior, Renata Gam, Camilo Moreira e Gian Carlo Rubini (Petrópolis) além dos artistas convidados: Margarida, Sueli Meira, Rosangela Borba, Robozitis Eco, Karina Rebellato, Sandra Maiworme e Luciana Santos (Petrópolis), Bordado Carioca (Rio de Janeiro), Condomínio  das Artes (Barra de Piraí) e Amélia Farah ( Três  Rios)

Serviço
Guirlandas - Círculos  Criativos
Local: CASA - Museu do Artesanato (Rua Coronel Veiga 1734) 
Término: 30 de janeiro de 2019
Horário de funcionamento: sábado e domingo, de 11 às 17h
Entrada: R$ 5,00 (contribuição)
Informações: (24) 3111-4944


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE