PUBLICIDADE


 



Segunda edição da Caminhada será dia 24/3, a partir das 8h30, e tem samba composto para ela e programação educativa e recreativa na chegada

Em sua segunda edição em Petrópolis, a  CaminhaDown acontece no dia 24/3, em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A concentração será na Praça da Liberdade, às 8h30, com chegada no Palácio de Cristal após percurso pelo Centro Histórico da cidade.
No ano passado, 350 pessoas estiveram presentes. Este ano, a Organização deseja reunir, pelo menos 500, e está trabalhando firme na divulgação com escolas e no boca a boca: se você conhece alguma família que tenha uma pessoa com Síndrome de Down, avise sobre a caminhada e faça parte dessa rede do bem.
Um grupo de aproximadamente 20 amigos, a maioria pais de crianças com Síndrome de Down e educadores, todos voluntários, estão envolvidos nessa causa e comemoram as proporções que o evento atingiu este ano. O objetivo é chamar é mobilizar a população para a inclusão no dia a dia.
Mães desse grupo dividem depoimentos emocionados sobre filhos que hoje escalam até armários, quando há algum tempo ouviram de médicos que seriam mais lentos. Elas comemoram as chances que têm de promover o desenvolvimento dos filhos, mas sabem que boa parte das famílias que têm um Síndrome de Down desconhecem informações e serviços que podem fazer muita diferença em suas rotinas.
Por isso, no ponto de chegada da Caminhada haverá uma cartilha básica de orientações desenvolvida pela pediatra petropolitana Flavia Marzullo e direcionada para os pais de crianças que têm Síndrome de Down. Um carro e instrutor de marca patrocinadora vão estar à disposição dos participantes para explicar sobre os direitos dos deficientes de comprar automóveis com desconto. A finalidade é também divulgar serviços em prol desta causa.
Respeito, reconhecimento, acessibilidade, escolas realmente inclusivas, comprometimento das instituições de ensino com o aprendizado das crianças e jovens com Síndrome de Down, capacitação dos professores nas faculdades, inserção no mercado de trabalho são alguns exemplos dos direitos previstos na Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e que não são, muitas vezes, respeitados.
Realizado três dias após o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março – numa alusão aos três cromossomos presentes no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down – e presente no calendário oficial da Organização das Nações Unidas e de seus 193 países-membros, o evento em Petrópolis contará com uma programação educativa, artística e recreativa diversificada e tem um samba feito especialmente para ele.
Composto pelo músico Andinho Carnevalli, que reúne uma galera boa para alegrar a CaminhaDown, em uma de suas passagens, defende: “A nossa maior dificuldade é você nos aceitar. Queremos viver, Queremos sonhar, Um número a mais de cromossomos não pode nos separar”.
Entre os apoiadores da iniciativa estão a Prefeitura de Petrópolis, a Superintendência de Esportes e a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes. O evento tem patrocínio de empresas privadas.
Para participar da Caminhada, não há necessidade de inscrição prévia. É só chegar, abrir o coração, fazer o bem e ainda aproveitar as atividades montadas no jardim do Palácio de Cristal, que conta até com a apresentação da banda local de Rock Clássico Union Jack:

* Oficina de pintura e atividades que estimulam a criatividade, com Nosso Espaço- centro de terapia e aprendizado.

*Atividades psicomotoras, sensoriais e de coordenação motora, com Espaço Estimular (https://www.facebook.com/espacoestimular/).
.*Vivências psicomotoras de coordenação, lateralidade, equilibração e acrobacias com aparelhos como tecido aéreo, blocos de espuma, slackline e escalada, com a Olimpei (https://m.facebook.com/Ol%C3%ADmpei-academia-143615735824967/).

.* Atividades lúdicas para exploração de todas as possibilidades do corpo dentro de um circuito montado, com Espaço Âmbar.

*Atividades de arte e psicomotricidade, com Clínica Hólon (https://www.facebook.com/holon.clinica/).

.* Projeto Uma Fruta para uma criança, com a nutricionista Isadora Lorang, para estimular as crianças a conhecerem e consumirem frutas (https://www.instagram.com/umafrutaparaumacrianca/?utm_source=ig_profile_share&igshid=14d6pclidnzfv).

*Aulão de zumba e alongamento , com Academia Können (https://www.facebook.com/konnenpt/)

*Experiência Sensorial com bolhas de sabão, com Alfredo e Ive.

*Brinquedos infláveis e pintura de rosto, com Travessuras Festas (https://instagram.com/travessurasjosi?utm_source=ig_profile_share&igshid=12j0dnzrjncnp).

* Animação, com o artista Léo Gaviole (https://www.facebook.com/leo.gaviole).


* Presença dos personagens do Anime com Heróis (https://www.facebook.com/animecomherois/).

Thom Camisetas Inclusivas e Editora Vozes , com livros sobre o tema inclusão, também estarão presentes.




Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE