A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO, realiza nesta terça-feira, dia 26 de março, às 14h, uma Roda de Conversa na Casa de Apoio da instituição. Esta edição traz a palestra “A importância da alimentação para o paciente oncológico” que será ministrada pela Nutricionista Tatiane Damaceno (Foto). O encontro é gratuito e aberto para os pacientes, familiares, colaboradores, voluntários e toda comunidade.
Tatiana é Voluntária na APPO e há um ano realiza um trabalho com os pacientes de conscientização, ressaltando a importância da alimentação para melhor enfrentamento da doença durante o tratamento.
 “Seria muito importante que todos os pacientes que passam pelos processos de quimioterapia e radioterapia fizessem junto um acompanhamento nutricional, principalmente pela medicação que é utilizada, que ocasiona falta de apetite, enjoos e má absorção de alguns nutrientes que o organismo precisa. Isso o enfraquece e, muitas vezes, o impossibilita de dar continuidade ao tratamento”, explica a nutricionista.
A Roda de Conversa da APPO surgiu da necessidade da associação em criar um espaço de diálogo onde os participantes pudessem se expressar e, sobretudo, escutar os outros e a si mesmos. O objetivo é estimular a construção de conhecimento, a troca de informações e a reflexão para um novo comportamento ou novas ações.
Para a Psicóloga Aline Barbosa é de grande importância os pacientes terem uma rede de apoio afetiva para se empenhar no tratamento, por isso a escolha dos temas são tão importantes. Inicialmente a atividade é conduzida pela Equipe Técnica da APPO que delimita um tema da área de atuação de cada profissional.
“Buscamos sempre abordar a prevenção, a importância do diagnóstico precoce do câncer, os cuidados e orientações durante o tratamento Oncológico. Não deixando de expor o papel social das instituições envolvidas, como a Casa de Apoio, a importância do trabalho voluntário, os direitos do paciente, assim como o suporte ao paciente e seus familiares”, explica Aline.
E completa: “Nosso objetivo é promover a conscientização da necessidade dos cuidados voltados à prevenção da doença, além de acolher e apoiar pacientes que passaram pelo desafio do câncer buscando sempre temáticas que venham motivar e estimular seus participantes, afim de que ocorra uma mudança positiva em seu comportamento”. 
A Roda de Conversa da APPO é bimestral e os encontros são sempre realizados na Casa de Apoio da APPO. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.

Acompanhe o Petropolis em Cena nas redes sociais:
Facebook/jornalpetropolisemcena
Twitter/petropolisemcen
Instagram: @petropolisemcena

Use a hashtag #petroplisemcena e compartilhe nossas fotos e informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário