PUBLICIDADE


 

 




O chef petropolitano Dann Mattos foi o vencedor do Prêmio Nacional do Turismo, na categoria Produção Associada ao Turismo, entregue nesta quarta-feira (05.12) em Belo Horizonte - MG.Realizado pelo Ministério do Turismo, Dann foi escolhido pelo trabalho realizado em Secretário, explorando o máximo de sabor dos produtos da região para a criação dos seus pratos e ainda promovendo um passeio turístico para que os clientes conheçam pessoalmente sítios de pequenos produtores locais, um passeio histórico cultural e gastronômico pelo distrito.
Estar entre os três finalistas já foi uma vitória e tanto, nosso projeto é recente. Agora, ouvir que estávamos em primeiro? Não consegui segurar a emoção. Mas senti que não estava ali só representando um projeto, eu estava representando duas comunidades que eu amo -Secretário e Sebollas, representando os produtores, representando o Turismo Rural”, destaca o chef, que colhe os frutos da dedicação ao longo de dois anos, desde que inaugurou o restaurante Le Coq Bar & Bistrô.
Tenho orgulho de poder representar o povo do campo, tenho orgulho de ser do campo, tenho orgulho de poder usar a gastronomia para contribuir para mudar a realidade da comunidade rural”, completa.
Tudo começou quando o chef Dann Mattos criava receitas para o seu restaurante usando produtos locais. Quanto mais explorava a região e conhecia os produtores, mais necessidade sentia de espalhar as qualidades locais. Por isso iniciou um processo para catalogar os produtos e suas origens. Isso o colocou a conhecer caminhos históricos, ruínas e suas narrativas, e o envolvimento trouxe a curiosidade de estudar a história do local, descobrindo um verdadeiro tesouro que poderia ser utilizado em prol do turismo. Entusiasta, Dann criou um passeio turístico para levar os clientes e visitantes a conhecerem sítios de pequenos produtores locais de queijos, geleias e doces, alambique de cachaça e uma vinícola, a primeira do Rio de Janeiro a produzir vinhos finos, além de passear pela Estrada Real.
O prêmio teve por objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país. A categoria Produção Associada ao Turismo está vinculada a atividades artesanais, industriais, artísticas, gastronômicas ou de agropecuária que detenha atributos naturais e/ou culturais de uma determinada localidade ou região, capazes de agregar valor ao produto turístico. São as riquezas, os valores e os sabores brasileiros. É o design, o estilismo, a tecnologia: o moderno e o tradicional.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE