PUBLICIDADE


 





No início do ano letivo, especialista explica sobre a importância de cuidados com a saúde ocular dos pequenos na volta às aulas






Já se passaram os dias de correria em torno da compra de materiais escolares, uniforme, meio de transportes que vão levar os pequenos para as aulas e toda a preocupação que envolve o universo da retomada as salas de ensino. Mas além de toda a maratona para retornar as atividades, é necessário se atentar a um fator muito importante para o bom desempenho dos alunos: a saúde dos olhos. 
Com a tecnologia dominando a vida da criançada, os especialistas alertam para a importância dos cuidados constantes com a visão. A Oftalmologista Ana Luísa Aleixo, alerta para a importância de salienta que uma das principais questões que os pais devem se atentar é a importância de exames anuais para ter certeza que está tudo sob controle.
 “A visão é um processo que depende da interação do olho e do cérebro. O desenvolvimento das conexões entre os dois órgãos só tem seu desenvolvimento completo em torno de 7 anos de idade. Portanto, se houver uma diferença de grau significativa entre os dois olhos ou ainda, se houver algum desvio ocular, a visão pode não se desenvolver completamente. Essa situação é denominada de ambliopia ou olho preguiçoso e só é reversível antes dos 7 anos com a prescrição de óculos e eventualmente de oclusão”, explica.
Quando são identificados problemas visuais, os benefícios que o uso de óculos pode trazer, são enormes. Crianças que tenham problemas de aprendizagem ou deficit de atenção podem evoluir  muito com a verificação da visão e prescrição dos óculos. “O desempenho escolar pode ser diretamente influenciado por uma baixa de visão e frequentemente observamos melhora acentuada das notas após a prescrição do grau necessário”, conta.
Na adolescência, costuma ser comum o surgimento de miopia, que é relacionada ao estirão do crescimento. Baixos graus podem dificultar muito o desenvolvimento escolar pela diminuição da visão para longe.
“É fundamental que o exame seja anual também nessa fase da vida.
Ressaltamos também a importância das atividades em ambiente externo e da restrição do tempo de uso de telas para evitar o aumento da miopia em crianças e adolescentes”, finaliza.  
Foto: Profilm


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE