Controle sanitário nas entradas da cidade


Veículos serão abordados e os passageiros questionados sobre a viagem e se apresentam sintomas do novo coronavírus






A prefeitura de Petrópolis vai fazer o controle sanitária a partir desta terça-feira (24.03) nas entradas de Petrópolis. Veículos vindos de qualquer município serão abordados e os passageiros serão questionados a respeito da origem e destino da viagem, o motivo de deslocamento e o estado de saúde. Caso alguém apresente sintomas relacionados ao novo coronavírus – que causa a Covid-19 –, serão adotados procedimentos para que esse caso suspeito possa fazer exames e eventualmente seja colocado em isolamento ou quarentena. Vigilância Sanitária, CPTrans e Guarda Civil estarão nas entradas da cidade para fazer o controle de veículos.

O decreto que determina o controle sanitário ainda prevê ainda a possibilidade de adoção de isolamento domiciliar de para pessoas com quadro confirmado de Covid-19, quarentena e mesmo a realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas e tratamentos médicos específicos.
“As medidas que estamos tomando tem o objetivo de evitar aglomerações, que é uma das principais recomendações para conter o avanço do coronavírus. Por isso que antecipamos o recesso escolar, restringimos o acesso à cidade, determinamos o fechamento do comércio, dos bares, dos restaurantes. É extremamente importante que a população acate as recomendações de isolamento social, que é fundamental para ter menos casos da Covid-19 em Petrópolis. Vamos continuar fiscalizando para que os decretos que nós fizemos sejam efetivamente cumpridos”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Essa medida amplia a restrição decretada ainda na semana passada sobre a circulação de linhas de ônibus intermunicipais e interestaduais. A prefeitura segue fiscalizando o cumprimento sobre essa determinação. A Guarda Civil esteve na Rodoviária do Bingen na madrugada desta segunda-feira (23.03) após receber denúncias de venda de passagens – o que não foi confirmado. Os agentes chegaram ao local por volta de 4h30 e nenhum ônibus saiu da rodoviária nesse horário.
Durante o fim de semana, a Guarda Civil manteve agentes nos pórticos de entrada da cidade e usou o ônibus de videomonitoamento no Quitandinha para fiscalizar a circulação de ônibus intermunicipais e interestaduais.

20 bares fechados no fim de semana

Também no fim de semana, a força-tarefa composta por Guarda, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Procon, Fiscalização de Posturas e Fiscalização Sanitária continuou atuando em toda cidade para garantir o fechamento de bares. Só no domingo (22.03), 20 estabelecimentos que descumpriram o decreto municipal foram obrigados a interromper o funcionamento imediatamente. O fechamento de bares foi determinado em Alcobacinha, Humberto Rovigatti, Loteamento Samambaia, Roseiral, João de Deus, Bataillard, Morin, Centro, 24 de Maio, Madame Machado, Estrada do Gentio e Quissamã. De sexta a domingo, a força-tarefa ainda passou por Posse, Pedro do Rio, Itaipava, Araras, Santa Mônica, Nogueira, Correas, Cascatinha e Retiro.
O prefeito também orientou a Guarda Civil a fiscalização a lotação dos ônibus. A recomendação é que os coletivos não circulem com passageiros em pé, apenas com a quantidade de pessoas que possam ser transportadas sentadas em cada veículo. Com a redução do número de passageiros, as empresas de ônibus estão realizando horário de domingo, com reforço da frota em horários de pico (início da manhã e fim da tarde/início da noite).

Leia também:




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
 https://www.unimed.coop.br/web/petropolis