Doação de Sangue em Petrópolis


Déficit em seus estoques de mais de 50%

Banco de Sangue faz alerta e solicita doadores

 

 Um único gesto solidário que pode salvar até quatro vidas! Porém, os Bancos de Sangue precisam constantemente alertar a população de que essa simples e imprescindível ação não pode cair no esquecimento, como vem ocorrendo atualmente, em tempos de pandemia. As medidas de isolamento social estão afetando severamente as doações de sangue.

 

"Estamos atravessando uma situação muito crítica, pois temos estoque suficiente para apenas 12 dias, sendo que o ideal seria uma cobertura, de pelo menos 20 dias, para que possamos atender aos pacientes com segurança", explica Vinicius Pereira, captador do Banco de Sangue Santa Teresa, informando ainda que o sangue O- enfrenta uma situação pior, com apenas 6 dias de cobertura.

 

Segundo o captador, há uma preocupação frente a esse cenário, pois se os doadores não se mobilizarem, pode faltar sangue, colocando em risco a vida de inúmeros pacientes em tratamento.

 

"Estamos enfrentando um déficit em nossos estoques que ultrapassa a marca dos 50%. Isso está ocorrendo porque as pessoas estão com medo de sair de casa para doar sangue. Mas é preciso que elas saibam que estamos tomando todas as medidas de segurança e proteção. E que o sangue, em muitos casos, é a única esperança de vida, para o qual não existe nenhum substituto", ressalta Vinícius.

 

Ao mesmo tempo em que há menos doadores disponíveis, a demanda por sangue nos hospitais vem aumentando. Somente na última semana, o registro foi 39% maior em relação aos períodos anteriores. "Isso vem ocorrendo porque alguns hospitais voltaram a atender aos procedimentos cirúrgicos eletivos e não apenas situações emergenciais", explica Vinícius.

 

Torcedores do Flamengo vestem a camisa da solidariedade

A solidariedade está no coração de todos! É essa mensagem que a campanha Raça, Amor e Sangue, encabeçada pelos torcedores do Flamengo quer passar e mostrar que todos podem e devem doar sangue, principalmente neste momento de isolamento social.

 

Até 30 de maio, o Banco de Sangue Santa Teresa realiza a 17ª edição da campanha de doação de sangue com torcedores, simpatizantes e os próprios jogadores do Mengão.

 

"Contamos com a adesão de todos neste momento tão importante que estamos atravessando. É importante ressaltar que não há riscos de contágio durante o processo de doação. Ser solidário é agir com o coração, assim, todos seremos vencedores", reforça Vinícius Pereira.

Os primeiros doadores serão presenteados com uma camisa exclusiva da campanha Raça, Amor e Sangue: Maior campeão do mundo também na solidariedade, em Petrópolis.


Leia também:

Banco de Sangue em Petrópolis entra em campo para salvar vidas


Alerta vermelho para a falta de doações de sangue em Petrópolis


Clínica em Petrópolis realiza campanha para arrecadar alimentos para pacientes carentes


Ministério da Saúde e Ibope: pesquisa sobre comportamento do Coronavírus em Petrópolis começa nesta quinta

 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
 https://www.unimed.coop.br/web/petropolis