PUBLICIDADE


 

 


Bauernfest 2020 será online
Foto: @marise.simoes

Evento será virtual

Petrópolis não vai deixar de homenagear a colonização alemã este mês. Há 30 anos celebrando a cultura desse povo com a Bauernfest, desta vez, no 31º aniversário, com o isolamento social por causa do coronavírus, o evento acontece de maneira diferente: será online. A prefeitura anunciou nesta terça-feira (16.06) o apoio ao projeto proposto pelos segmentos germânicos do município. Danças folclóricas, shows, atividades para as crianças, história e até mesmo os concursos estão na programação que acontecerá pela internet, de 26 a 29 de junho, feriado do Dia do Colono Alemão.

 

Os vídeos e lives que vão ajudar a perpetuar a história da cultura germânica na Cidade Imperial foram propostos pelo Clube 29 de Junho, a Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP) e o Instituto Bingen, com o objetivo de manter viva a tradição na cidade.

 

Na programação, que vai acontecer no site oficial da Bauernfest e também pelo Facebook, os amantes da cultura germânica vão poder conhecer ainda mais as tradições que até hoje podem ser percebidas na cidade. Entre as atrações estão vídeos contando a história da Bauernfest; homenagens aos descentes dos colonos; entrevistas com os segmentos; gastronomia com receitas típicas; curiosidades da cultura alemã; sorteios; e até os tradicionais concursos, como o da Realeza da Bauernfest.

 

“Para o projeto, tentamos reunir as idéias de todos os segmentos. Queremos mostrar que a Bauernfest é muito mais do que uma festa cervejeira. No caso dos grupos folclóricos, por exemplo, temos todo um trabalho de pesquisa, não é só a dança. A nossa ideia é fazer com que a memória não fique esquecida. Não podemos fazer uma festa, mas também não podemos deixar essa história apagada”, destaca a presidente da AGFAP, Isis Jader.

“Vai ser um legado até para as próximas festas, porque vamos poder continuar esse trabalho, de fazer vídeos, e mandá-los pra fora da cidade”, completa Juliana Hannickel, representante do Clube 29 de Junho.

 

A prefeitura também vai apoiar o movimento de empresários e a sociedade civil organizada que planeja uma Bauernfest virtual, entre os dias de 26 de junho e 05 de julho, que se juntará à “Bauernfest em Casa”. O evento tem como motivação – além da possibilidade de trazer um clima alegre para a cidade no resgate de sua história, cultura e tradições – proporcionar aos empresários locais e artesãos, uma oportunidade de expor seus produtos para os moradores de Petrópolis, trazendo para uma vitrine virtual, uma atividade que até então a cidade só conhecia quando a encontrava em suas ruas e praças. E, sobretudo, elevar o sentimento de pertencimento e autoestima dos petropolitanos e moradores, que são os verdadeiros protagonistas da festa.

 

Vale lembrar que o evento que ocorre em Petrópolis também terá uma campanha de arrecadação de alimentos para doação a famílias que foram prejudicadas com a pandemia. Para o ano que vem, a Bauernfest já tem data: será de 19 de junho a 04 de julho. (Fonte: PMP)

 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE