PUBLICIDADE


 

 

Ana Helena Tibiriçá Ramos Goldenstein

 

Ana Helena Tibiriçá Ramos Goldenstein*


Diante das inúmeras possibilidades profissionais existentes no mercado hoje em dia, escolher uma área para construir a carreira não é mesmo uma tarefa fácil. Para auxiliar nessa escolha, é importante que você aprenda a reconhecer os seus interesses, afinidades, aptidões e os aspectos predominantes da sua personalidade. A escolha consciente pode determinar a sua realização profissional.

 

O autoconhecimento é uma ferramenta fundamental que potencializa a assertividade na hora de definir a profissão que deseja seguir. No entanto, não basta se conhecer. É preciso estudar o máximo que puder sobre a profissão que mais chama a sua atenção, a mais adequada à sua realidade e ao seu planejamento de vida. Saber as áreas em que poderá atuar após formado, entender os cenários e os objetivos da profissão, sempre analisando a proposta de trabalho no dia a dia de um profissional da área em que deseja ingressar, são dicas de ouro para reduzir os níveis de ansiedade e de expectativas.

 

Quando criança, a escolha da profissão era bem fácil, pois só dependia do desejo de ser policial, bombeiro, médico, dentista, bailarina e, pronto! em um passe de mágica, durante as brincadeiras, era possível ser o que quiser e desenvolver com louvor todas as práticas exigidas pelos papéis profissionais. Hoje, a sua escolha pode parecer mais difícil por significar uma decisão que irá comprometer o seu cotidiano, ao longo da vida real.

 

É preciso estar mais consciente de todas as suas possibilidades, antes de escolher o rumo a seguir. Por isso, o conhecimento de suas potencialidades, fragilidades e limites são importantes, mas conhecer as profissões, como os cursos se desenvolvem no período de formação, o que oferecem e como é a fase de inserção no mercado de trabalho são igualmente essenciais para o sucesso de sua escolha. Além disso, ao conhecer exatamente o que gosta e como será esse processo de estudos no ensino superior, alguns receios e o medo de estar caminhando no sentido contrário do que almeja para sua realização profissional serão deixados para trás.

 

A busca profissional é uma tarefa árdua, que deve ir além de realizar a fantasia infantil. Deve ser uma análise dos aspectos pessoais e socioculturais, para que dentro da realidade de cada um, possa haver uma real e concreta realização. Afinal, a nossa profissão é parte fundamental de quem somos e de como queremos nos posicionar diante da sociedade. Através do nosso trabalho, que deve ser motivo de alegria e realização, não de pesar e lamentação, garantimos o nosso sustento e o bem-estar da nossa família. Já parou para pensar no tempo diário que as pessoas dedicam ao trabalho? Pois é, muito importante fazer uma escolha profissional que, além de garantir renda, possa gerar satisfação pessoal.

 

Com o propósito de auxiliar as pessoas que estão em dúvida, a UNIFASE oferece uma oportunidade para que algumas profissões nas áreas da saúde e da gestão sejam conhecidas e os interessados possam sanar suas questões. O UNIFASE das Profissões é um evento gratuito, onde todos os cursos oferecidos pela instituição de ensino são apresentados, através de oficinas, palestras e gincanas. A quinta edição será on-line, nos próximos dias 22,23 e 24 de setembro. Não perca tempo! A UNIFASE vai disponibilizar uma equipe para retirar dúvidas sobre as formas de ingresso, bolsas e financiamentos, através de um grupo no WhatsApp. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (24) 99200-0826. Não esqueça: é fundamental conhecer o curso certo para você!

 

(*)Psicóloga e Psicopedagoga da UNIFASE.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE