PUBLICIDADE


 

 

  

Testes Covid-19 prorrogados

Município é o 3º com mais testes realizados

Serviço é gratuito para micro e pequenas indústrias com até 100 empregados

 

Para contribuir no enfrentamento ao novo coronavírus e ajudar no diagnóstico da doença, a Firjan SESI prorrogou o programa de Testes Covid-19 para trabalhadores da indústria até o fim do ano. Em Petrópolis, 1.976 colaboradores de 70 empresas já foram testados, o que faz da cidade a terceira com mais testes. Em todo o Estado do Rio, 27 mil testes já foram realizados.


O serviço é exclusivo para os trabalhadores da indústria, via solicitação de pessoa jurídica, não extensivo aos dependentes, em virtude da priorização do atendimento à cadeia produtiva da indústria fluminense. As solicitações podem ser feitas pelo link https://bit.ly/32BMWZi.

 

Para micro e pequenas indústrias, com até 100 empregados, o serviço é oferecido de forma gratuita. Para as demais empresas, os testes saem a preço de custo. Para médias indústrias, com até 500 empregados, o pagamento é de R$ 96 por teste; e para grandes indústrias, com mais de 500 empregados, o valor é de R$ 125. O serviço é executado pelo Centro de Inovação SESI Higiene Ocupacional (CIS HO) em parceria com a UFRJ.

 

De acordo com o presidente da Firjan Serrana, Júlio Talon, o programa de testes contribui para que as indústrias e os órgãos de saúde do município tracem estratégias de controle a partir das informações geradas nos resultados. “A retomada das atividades deve ser realizada de forma segura para evitar que os casos aumentem exponencialmente e que novos fechamentos sejam determinados. A realização dos testes, juntamente com outras práticas de prevenção, como a higienização, proteção individual e afastamento, são as melhores formas de conter o avanço da doença”, diz.

 

O programa contempla desde a coleta das amostras, análise laboratorial e gestão médica dos resultados por meio da equipe de profissionais da área de medicina ocupacional da Firjan SESI. A ação é uma parceria com a UFRJ.

 

O método do teste molecular RT-PCR realizado pela Firjan SESI é feito a partir da coleta de secreção da garganta e das narinas, sem procedimento invasivo, de fácil coleta e com capacidade de identificação do vírus antes mesmo do aparecimento dos sintomas. A contratação desse serviço é indicada para as indústrias que mantêm seu processo produtivo operando com trabalhadores de forma presencial.

 

Orientações e cuidados para a retomada

Apesar de passados alguns meses, a retomada da atividade econômica ainda tem exigido uma série de adaptações das empresas: distanciamento dos trabalhadores; adesão as normas e de higiene e biossegurança e boas práticas para a prevenção da Covid-19.

 

Para orientar os diversos setores da indústria na retomada, a Firjan elaborou conteúdos relevantes produzidos e divulgados como cartilhas de saúde e lives tendências para empresários. Destaque especial para o Guia de Retomada Segura das Atividades Industriais, com medidas práticas para prevenção à Covid-19. O documento pode ser acessado no link https://bit.ly/32Em5vJ.

 

O Guia oferece diretrizes para a volta da produtividade plena com a preservação de empregos e a construção de um novo ambiente, seguindo informações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), recomendações feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além de um conjunto de medidas trabalhistas adotadas pelo governo brasileiro.

 

Outra iniciativa da Firjan SESI para ajudar as empresas na retomada segura das atividades é o Curso gratuito Boas Práticas de Saúde e Segurança do Trabalho EAD para prevenção à Covid-19.  O curso aborda temáticas como boas práticas de prevenção e proteção aos trabalhadores, utilização de protocolos para controle de acesso, higienização e limpeza de uniformes e EPIs, medidas de distanciamento mínimo em filas e entre postos de trabalho, entre outros assuntos.

 

A formação é indicada para gestores e equipes, com o intuito de conscientizar todo o ambiente corporativo e social, além de proporcionar o conhecimento das medidas administrativas e adequações necessárias. Interessados podem participar do curso através do endereço https://bit.ly/2HaYWZt.

 

 

Petrópolis é o terceiro município mais testado


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE