Proteção à saúde da pele

 

Ao contrário do que muitos acreditam, os cuidados com a pele no verão não se resumem ao uso do filtro solar diário. Apesar de o câncer de pele ainda ser o mais frequente no Brasil e no mundo – segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no País – micoses, brotoejas e até acne podem surgir nesta época do ano.

 

Os pés, a virilha e as unhas são os lugares mais comuns para o aparecimento de infecções causadas por fungos, as conhecidas micoses. Por isso, recomenda-se impedir a umidade da pele, com medidas como: não andar descalço com frequência em pisos molhados/úmidos, evitar calçados fechados e secar bem a pele após o banho.

 

No caso das brotoejas, a dica é usar roupas leves e mais largas, que minimizam o suor excessivo. Já para diminuir a ocorrência da acne solar, os especialistas orientam lavar o rosto com sabonetes adequados e utilizar filtro solar em gel, que diminui a oleosidade.

 

Outro ponto fundamental é manter em dia a hidratação por dentro e por fora. Para tanto, além da ingestão de líquidos (água, chás e sucos naturais sem açúcar), a aplicação diária de hidratante ajuda a manter a quantidade de água adequada na pele. Banhos em temperaturas frias ou mornas também previnem o ressecamento.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem