Unidade é a quarta de EAD

 Em Olaria serão oferecidos cinco cursos de graduação



A tradição e credibilidade reconhecidas no ensino da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) acabam de se expandir ainda mais na região, com a inauguração do novo polo de ensino a distância da Instituição no município serrano de Nova Friburgo. A unidade EAD - a quarta da Universidade, sendo a terceira fora de Petrópolis – foi inaugurada oficialmente na última sexta-feira (29.01), fruto de uma parceria entre as dioceses de Petrópolis e Nova Friburgo. Uma pequena e restrita solenidade simbólica foi realizada no polo, que está instalado no bairro de Olaria, onde funcionava o Centro Social Nossa Senhora das Graças. 


Participaram da ocasião o Bispo Diocesano de Petrópolis e Grão-chanceler da UCP, Dom Gregório Paixão; o Reitor da Universidade, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa; o vice-reitor, maestro Marcelo Vizani; o pró-reitor administrativo, Anderson Cunha; o Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci; o pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, onde funciona o polo, Padre Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça; e o Reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição, Pe. Jandir Pereira Corrêa.


“Para nós é uma alegria muito grande poder abrir esse polo da UCP aqui em Nova Friburgo, em uma parceria entre as duas dioceses, quando poderemos trazer toda a experiência galgada ao longo de décadas para implantar aqui, abrindo neste momento esses cursos EAD. O que nós desejamos é realmente trazer essa expertise de muitos anos, porque somos educadores e não empresários da educação. E com isso queremos trazer este know how de décadas e também a nossa presença que deseja levar Jesus Cristo para todas as pessoas. E como Jesus era um educador nato, desejamos, também, através dos profissionais que aqui trabalharão fazer com que Deus seja cada vez mais conhecido, amado e adorado”, disse o Bispo Diocesano de Petrópolis e Grão-chanceler da UCP, Dom Gregório Paixão.



No polo serão ofertados os cinco cursos de graduação disponibilizados nesta modalidade, que são Pedagogia (licenciatura), Administração (bacharelado), História (licenciatura) e os mais novos, Teologia (bacharelado) e Filosofia (licenciatura e bacharelado); além de cursos de extensão e pós-graduação, também oferecidos em EAD. 


“Estou muito feliz como bispo diocesano, porque valorizo muito a educação. Antes de ser bispo, era professor universitário e fui diretor de faculdade. A igreja sempre valorizou a educação como meio de transformação pessoal e social, de crescimento humano e uma formação integral. E a UCP oferece tudo isso. Como bispo diocesano, acolher uma universidade católica, na diocese que me foi oferecida, é muito bom. A nossa identidade cristã e humanista. Então é um dia de graça para mim, de acolher uma universidade católica, de valorização da educação e por uma necessidade que tínhamos aqui de oferecer uma formação integral e humanista a todos da comunidade. Precisamos dessa base para podermos crescer como humanos e para contribuir com o progresso da sociedade”, destaca o Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci


Assim como todos os alunos da UCP, dos cursos presenciais e em EAD, os alunos de Friburgo contarão com toda a estrutura tecnológica para a realização das aulas e suporte aos estudos, como acesso a Biblioteca Virtual; ao Google for Education, que oferece drive ilimitado para armazenamento de arquivos e uma série de aplicativos disponibilizados na plataforma; além da licença do pacote Office 365 para que os alunos possam realizar todos os trabalhos e atividades.


A unidade se soma a outras três da Instituição - que ficam em Petrópolis, Teresópolis e Magé -, contemplando o projeto de expansão da Universidade por todo o Estado do Rio de Janeiro, que faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional. 


“Estamos felizes de conseguir, diante de tempos tão difíceis e desafiadores, continuar com a nossa missão e compromisso com a Educação, expandindo nossa atuação para outros municípios. Isso significa levar à comunidade friburguense uma formação de qualidade e excelência, por meio do nosso corpo docente de mais de 95% de mestres de doutores. Uma formação integral e diferenciada, que vai além da competência técnica, mas também humanista”, pontua o Reitor da UCP, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa, que na ocasião expressou o interesse em implantar também no local uma unidade do Colégio de Aplicação da UCP.


“Agradecemos a Diocese de Friburgo que teve sensibilidade em enxergar essa oportunidade de aproveitar o espaço ocioso para implantar aqui uma das ferramentas de maior impacto na transformação da sociedade: a educação”, completa. 


O polo friburguense da UCP fica na Rua Maria D'Ângelo Magliano nº 58, em Olaria. Mais informações sobre os cursos, formas de ingresso, entre outras, podem ser obtidas no site da instituição.

 

(Edição: 03/02/2021)

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem