PUBLICIDADE


 

 

Secretário Aloisio Barbosa Filho vai acompanhar de perto a rotina do hospital



Maior hospital público de Petrópolis, o Alcides Carneiro (HAC) será por uma semana o gabinete de trabalho do secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho. A transferência dos trabalhos para o hospital foi determinada na última semana pelo prefeito interino Hingo Hammes, a partir desta segunda-feira (1º/3). Desde que assumiu, a atual gestão vem atuando no sentido de suprir demandas identificadas no HAC. 

 

A liberação imediata de recursos pelo governo interino, garantiu, por exemplo, o reabastecimento de estoques de medicamentos na unidade e reparos em equipamentos. A transferência do gabinete do secretário de Saúde para o HAC é mais um passo no sentido de melhorar o atendimento na unidade.  O objetivo do secretário de Saúde, é acompanhar de perto o dia a dia de funcionamento da unidade, que por ano presta mais de 600 mil atendimentos a petropolitanos e também moradores de outros municípios.

 

“O Alcides Carneiro hoje é um hospital de suma importância para os moradores da nossa cidade. O HAC é referência em tratamento clinico e realização de cirurgias de alta complexidade dentro do município, lembrou o prefeito interino Hingo Hammes.

 

“A intenção de transferirmos o gabinete para cá é estarmos presentes junto ao corpo clínico da unidade, conversando com os funcionários diariamente e vivenciando todas as dificuldades do hospital. Com isso poderemos definir as ações mais acertadas a serem tomadas para atender as demandas, gerando melhorias para o funcionamento da unidade e para a população que busca atendimento no hospital”, afirma o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho.

 

O hospital 

No HAC são realizadas cirurgias de média e alta complexidade, partos, atendimentos de emergência, além de exames de imagem e laboratoriais. Antes da pandemia, em 2019, o Alcides Carneiro realizou 602.805 atendimentos, entre cirurgias, partos, atendimentos de emergência, atendimentos ambulatoriais e exames. Em 2020 quando alguns serviços precisaram ser suspensos, como medida de segurança por conta da pandemia de Covid-19, houve uma redução de cerca de 22% nos atendimentos, que somaram 466.429. A unidade é administrada pelo Serviço social Alcides Carneiro (SEHAC).

 

O Hospital Alcides Carneiro conta com centros cirúrgicos, onde no ano passado foram realizadas 3.209 cirurgias. A unidade também abriga a única maternidade pública da cidade - referência para o atendimento em casos de gravidez de risco. No ano passado foram realizados 2.676 partos no HAC. O atendimento de emergência do hospital recebeu 27.901 pacientes em 2020, e os atendimentos em ambulatório, que reúne mais de 20 especialidades, registrou, apesar da pandemia, 36.597 consultas. Além disso, a unidade realizou 396.046 exames SADT – Serviço de apoio diagnóstico terapêutico.

 

“O Alcides Carneiro é um hospital macro, com muitos tipos de atendimentos – todos eles muito importantes para os petropolitanos. O que queremos é acompanhar de perto a rotina de todas as áreas do hospital, conversando com as equipes, avaliando as condições de todos os setores, a infraestrutura, conversando com pacientes e acompanhando de perto a rotina da unidade para que possamos planejar e executar as melhorias necessárias. É com este objetivo que estamos transferindo o gabinete para o HAC”, explica o secretário de Saúde.

(Edição: 01/03/2021)

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE