PUBLICIDADE


 

 


 

Imagem ilustrativa


Vera Mendes Soviero*
Patrícia Papoula Gorni dos Reis **


No último dia 20 de março, foi comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal, eleito por uma iniciativa da FDI World Dental Federation. A campanha de 2021 tem como tema oficial “Orgulhe-se da sua Boca”. A intenção é valorizar a importância da saúde bucal para a manutenção da saúde geral. A FDI incentiva iniciativas ao redor do mundo que trabalhem a temática e contribuam para uma melhor condição de saúde bucal da população. 

 

Em Petrópolis, na UNIFASE, aproveitamos a data para “plantar a semente” de mais um Projeto de Extensão do Curso de Odontologia, denominado “Experiência Sorriso” ou, no inglês, “Smile Experience”. O projeto prevê uma série de ações articuladas voltadas para a promoção de saúde bucal da população infantil. 

 

A atenção odontológica a pacientes infantis funcionará como a espinha dorsal do projeto, articulada com ensino voltado para a formação profissional e com a condução de pesquisas científicas, sempre baseados nas demandas locais e regionais. O projeto prevê um olhar ampliado sobre o cenário da condição de saúde bucal das crianças de modo que as suas ações promovam a melhor prática de atenção odontológica, não somente a partir da contínua formação e atualização profissional, como também de condução de pesquisas que venham trazer respostas para as demandas de saúde bucal nos âmbitos individual e coletivo. Trata-se da formação profissional técnica atrelada à formação cidadã e ética, consciente do nosso papel como profissionais e agentes transformadores da nossa sociedade. 

 

Através do “Experiência Sorriso”, pretendemos realizar trabalhos de colaboração com outras instituições de ensino e pesquisa, nacionais e internacionais, e atuar produzindo suporte científico que possa apoiar tomadas de decisão por parte dos gestores da saúde pública.

O projeto prevê a articulação entre o ensino de graduação e de pós-graduação. Por isso, estamos preparando o lançamento de um Programa de Treinamento em Serviço, que receberá recém-formados em diversas áreas da Odontologia, sendo uma delas a Odontopediatria. Além disso, lançaremos, em breve, o Curso de Especialização, nível lato sensu em Odontopediatria. Sendo assim, o projeto visa contribuir com a formação de recursos humanos com o objetivo de disseminar a melhor prática sempre voltada para um objetivo comum, o de promover a melhoria da condição de saúde bucal da população infantil em nosso país.

 

(*) Coordenadora do curso de odontologia da UNIFASE

(**) Professora do curso de odontologia da UNIFASE



Vera Sovieiro e Patrícia Reis

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE