PUBLICIDADE


 

 




Sendo cada vez mais comum o diagnóstico clínico em consultórios e hospitais, o câncer é uma doença que chama a atenção das equipes multiprofissionais da área da saúde. Há diversos tipos, com níveis de gravidade e desenvolvimento muito particulares. O que há em comum, independente do órgão que seja acometido, é que receber a notícia de que existe um tumor no organismo é um processo muito difícil não apenas para os pacientes e familiares, mas também para os profissionais da área da saúde que precisam criar estratégias de tratamento e de cuidados durante o período de combate à doença, ainda cercada por muitos mitos e tabus.

   

“O câncer está muitas vezes relacionado ao sofrimento agudo e à morte. As pessoas têm a tendência de querer evitar o assunto e, muitas vezes, deixam de realizar as consultas médicas que proporcionam uma investigação diagnóstica, quando é necessário, na tentativa de “fugir” do problema, o que pode agravar ainda mais a situação do paciente. O tema oncologia, que é a ciência médica que lida com o câncer, é, sem sombra de dúvida, circundado por muitos mitos e preconceitos, portanto, faz-se necessário discutirmos oncologia sob diferentes aspectos, por profissionais de várias áreas de atuação”, explica a Microbiologista e Imunologista Vanila Faber, professora e subcoordenadora de Medicina da UNIFASE/FMP, organizadora do evento MED+.

 

A primeira edição do evento MED+ da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), que será realizada de forma on-line e gratuita, através do canal da UNIFASE no YouTube, destaca a oncologia em suas diversas áreas de atuação, desde os pacientes infantis aos da terceira idade, sempre visando a ação das equipes multiprofissionais em um atendimento humanizado, que ofereça as melhores condições de tratamento e também de apoio aos familiares e amigos dos pacientes.

 

“Apesar de ser um evento da Medicina (MED) o + significa que é a Medicina somada a todo mundo (MED+). A palestra de abertura do médico e professor Henrique Ayres de Vasconcellos, intitulada: “História da Medicina: Fatos, Fé e Paixão”, trará à tona a ideia de que todos precisamos uns dos outros, além de mostrar como as profissões da área da saúde se complementam, através dos tempos. Fé e paixão serão destacadas porque são pré-requisitos de todas as carreiras da área da saúde. Esse evento tem a proposta de promover debates em três sábados, neste segundo semestre de 2021, por profissionais de diferentes áreas da saúde, o que ajudará, e muito, a desmistificar o tema, e ao mesmo tempo, nossos participantes poderão tirar suas dúvidas sobre a oncologia”, destaca a Microbiologista e Imunologista Vanila Faber.

 

É de conhecimento geral que o processo de tratamento contra o câncer é muito delicado e requer o máximo de atenção dos profissionais envolvidos, sejam eles médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, entre outros. Neste cenário, um diferencial que pode auxiliar e muito o enfrentamento à doença é o cuidado individual, com um olhar mais atento à pessoa que está acometida pela doença, e não apenas ao problema de saúde em si. Por isso, o evento é destinado a todas as pessoas que tenham interesse no tema, inclusive aos estudantes do ensino médio que possuem afinidades com a área da saúde.

 

“Sem sombra de dúvida, muitas vezes a qualidade de vida é o que realmente faz a diferença, principalmente, para os pacientes com doenças como o câncer. Além disso, a qualidade de vida deve ser parte indispensável a todos nós, incluindo profissionais da área da saúde, que lidam diariamente com tanto estresse e perdas. As palestras são para todos, inclusive estudantes do segundo grau que tenham interesse na área da saúde. Todas as profissões da área da saúde devem ter esse olhar focado no humano, uma vez que cada um de nós é único e precisa ser olhado dessa forma. O fato de termos tantos palestrantes de áreas diferentes e com vasta experiência de atuação, torna o MED+ um evento com uma oportunidade ímpar para a discussão de um tema tão importante e tão complexo como a oncologia. Além disso, o evento foi pensado pela Coordenação de Medicina da UNIFASE/FMP juntamente com os estudantes das 27 ligas acadêmicas, o que torna o evento movido pelos interesses também dos alunos que estão no processo de formação acadêmica”, finaliza Vanila Faber, responsável pelo evento.

 

A I edição do MED+ Oncologia será realizada nos dias 25/09, 30/10 e 13/11. Para conferir a programação completa e fazer a sua inscrição, basta acessar o site: www.unifase-rj.edu.br. Se você é apaixonado pela área médica e deseja ingressar no curso de Medicina, aproveite os últimos dias para se inscrever no vestibular da Faculdade de Medicina de Petrópolis, que segue com inscrições abertas até o dia 24 de setembro. A prova será aplicada no dia 24 de outubro. Você também pode optar pelo ingresso através da sua nota do ENEM de 2019 ou 2020. Para outras informações, acesse: www.unifase-rj.edu.br ou ligue para (24) 2244-6471 e (24) 98865-7504 (WhatsApp).

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE