Lideranças comunitárias visitaram atrativos da cidade com o objetivo de despertar 

o sentimento de pertencimento

 


Cerca de 80 lideranças comunitárias de Petrópolis participaram nesta segunda-feira (27/9) de um city tour por atrativos turísticos da cidade para celebrar o Dia Mundial do Turismo, comemorado nesta data. A iniciativa é da Prefeitura de Petrópolis - por meio da Secretaria de Turismo, da Coordenadoria de Relações Institucionais, Instituto Municipal de Cultura (IMC) e da Comdep - e teve por objetivo possibilitar aos petropolitanos o conhecimento da riqueza dos atrativos turísticos e o sentimento de pertencimento sobre estes.

 

"É importante sensibilizar e envolver as comunidades, mostrar toda a riqueza histórica e cultural de Petrópolis. Todo este patrimônio atrai petropolitanos e turistas, movimentando a economia e garantindo emprego e renda", destaca o prefeito Hingo Hammes.

 

O city tour foi divido em duas etapas: as primeiras 40 lideranças saíram do Museu Imperial às 8h15 da manhã, e visitaram o Museu Casa de Santos Dumont, o Museu Casa do Colono, Museu de Cera de Petrópolis e o Parque Cremerie, local onde foi oferecido um lanche aos participantes. Na parte da tarde, a partir das 13h, outro grupo com mais 40 lideranças percorreu o mesmo circuito.

 

"Essa foi uma ação integrada do governo,  inclusive com a participação dos atrativos turísticos da rede privada, quando buscamos levar a conhecimento das comunidades um pouco do que cadeia produtiva do turismo representa para Petrópolis. Além disso, uma ação que buscou fazer com todos se sintam inseridos como parte integrante desta família", disse o secretário da Turispetro, Samir El Ghaoui.

 

Para a Coordenadora Especial de Articulação  Institucional da Prefeitura, Fernanda Ferreira, foi um dia muito especial para as lideranças comunitárias de Petrópolis. "São pessoas que trabalham diuturnamente pelos seus respectivos bairros e acabam não olhando para si mesmos. Hoje eles tiveram um momento único, onde puderam esquecer os problemas do dia a dia e aproveitar os nossos atrativos, tendo uma sensação de pertencimento da cidade e de seu patrimônio. O turismo é para eles também", destacou a secretária, ressaltando a felicidade de alguns em andar pela primeira vez e de forma gratuita no pedalinho do Parque Cremerie.

 

"Me senti muito feliz hoje quando entrei no Museu Casa de Santos Dumont. Agradeço muito a Prefeitura por ter nos dados essa oportunidade", disse Viviane Marques, líder comunitária do bairro Duarte da Silveira. A opinião foi parecida com a de Cláudia Ramos, que veio do Córrego Grande, no quinto distrito, para participar do city tour. "Fiquei encantada com a visita ao Museu de Cera. Era um sonho antigo. Foi de fato uma emoção indescritível", completou.

 

Todos os participantes foram orientados sobre o uso de máscaras e receberam álcool gel para uso durante o passeio. O city tour teve o apoio de parceiros da iniciativa privada, incluindo a Turp Transportes, a Associação dos Guias de Turismo de Petrópolis (AGP) e de outros guias que acompanharam o city tour.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem