UCP- Campus Dom Veloso


Programação abordará questões sobre o assunto nas palestras que acontecem de 28 de setembro a 1º de outubro; evento será transmitido pela TV UCP

 

Estima-se que o Brasil tenha mais de 60 milhões de pessoas endividadas. Grande parte deste público são os idosos, seja por sua realidade financeira com excesso de despesas e até mesmo pela exploração de terceiros, inclusive familiares. O tema vai nortear os debates promovidos pela II Semana do Idoso da Universidade Católica de Petrópolis, que acontece de 28 de setembro a 1º de outubro. Com o tema Prevenção e Tratamento do Superendividamento do Consumidor Idoso, o evento on-line vai promover diversas palestras que serão transmitidas ao vivo pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube.

 

Organizado pelo Núcleo de Atendimento ao Idoso UCP, o evento busca esclarecer esse segmento dos seus direitos, bem como a todos aqueles sensíveis à causa com intuito de prevenir e coibir os abusos sofridos e experimentados pelos idosos na atualidade.

 

Uma das questões que será tratada no evento é a Lei do Superendividamento, sancionada neste ano, que alterou o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Idoso, respectivamente, o que pode impulsionar a recuperação econômica dessas pessoas. Entre as novas regras está a determinação de que os consumidores terão o prazo máximo de 5 anos para pagar suas dívidas, além do direito de negociar e repactuar com todos os credores ao mesmo tempo com a garantia de mínimo existencial para despesas básicas; instituições financeiras também estão proibidas de assediar ou pressionar consumidores para contratação de empréstimos, entre outras medidas.

 

“Você que é idoso e encontra-se em situação de superendividamento, esta é uma grande oportunidade de conhecer os seus direitos e como agir para sair dessa situação. Vamos promover uma série de palestras com especialistas que trarão suas contribuições e ajudarão a esclarecer dúvidas e como o Código do Consumidor resguarda esse público. O Núcleo do Idoso da UCP está apto para receber a população da terceira idade, orientar e promover a repactuação das suas dívidas junto aos credores e ainda além. A orientar, também, sobre uma organização financeira”, destaca a coordenadora do Núcleo do Idoso da UCP, Profª. Flavia Castellain.

 

A II Semana do Idoso da UCP acontece de 28 de setembro a 1º de outubro, com palestras a partir das 10h, no canal da Universidade no Youtube. Todas as informações e programação podem ser conferidas no site ucp.br.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem