PUBLICIDADE


 

 




O sistema de monitoramento de chuvas do Município de Petrópolis registra acumulados no 1º Distrito, acima dos 150mm nas últimas 96h e mais de 500mm nos últimos 30 dias, sendo boa parte desses registros concentrados no bairro Independência. Outros pontos da região sul do município também registram acumulados significativos.

 

Estes acumulados pluviométricos influem diretamente sobre a plasticidade dos solos. Índices físicos, tais como grau de saturação e peso específico, que associados às características do relevo do município podem desencadear movimentos mais lentos e contínuos do solo.

 

Devido à constância da chuva, tais condições tendem a se manter. Sendo assim a Defesa Civil solicita que a população fique atenta para qualquer sinal de instabilidade nas encostas e/ou construções.

 

As alterações podem ser observadas pela inclinação de árvores e postes em direção ao sopé do talude. Nas residências tais movimentos podem ser observados pela presença de rachaduras e/ou portas e janelas emperradas.

 

Áreas com intervenções humanas, principalmente com lançamento de águas servidas ou mesmo de águas pluviais, provenientes de calhas ou outros desvios podem contribuir na saturação do solo e sua possível movimentação.

 

Caso sejam observadas tais características, entre em contato com a Defesa Civil de Petrópolis através do número 199.

 

Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias – Petrópolis, RJ.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE