PUBLICIDADE


 

 

Orquestra Sinfônica Jovem Mariuccia Iacovino (Foto: Renato Mangolin)


A Orquestra Sinfônica Jovem Mariuccia Iacovino, de Campos dos Goytacazes (RJ), apresenta nesta quinta-feira, dia 23 de dezembro, às 20h, o esperado Concerto de Natal. No programa, Leonard Bernstein, Beethoven, Georges Bizet e Ary Barroso. 

 

Formada em 1995 a partir da inclusão de seu projeto na ONG Orquestrando a Vida, a Orquestra Sinfônica Jovem Maciuccia Iacovino vem arrebatando aplausos por onde se apresenta. Com direção geral do maestro Jony William Villela Vianna, coordenação artística de Hodyllon Martins e regência do maestro Brian Fleming, seus 48 músicos, na faixa etária de 10 a 19 anos, são provenientes de áreas de risco social.

 

 O projeto social Orquestrando a Vida “El Sistema Brasileiro” foi implantado em Campos dos Goytacazes há 26 anos nos moldes do El Sistema venezuelano. O principal objetivo do projeto é promover o aprendizado musical e a prática artística, trazendo aos jovens envolvidos uma nova perspectiva de vida com a inclusão social, o desenvolvimento artístico-musical e a formação do caráter humano, com ações que visam ocupar o tempo, encorajando e motivando-os ao estudo. O projeto contribui para o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como erradicação da pobreza (ODS 1), educação de qualidade (ODS 4), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8).

 

A Orquestra Sinfônica Jovem Mariuccia Iacovino em parceria com a ONG Orquestrando a Vida já se apresentou em grandes salas do Brasil e América Latina, dentre as quais: Theatro Municipal, Sala Cecília Meireles, Palácio das Laranjeiras, Teatro Vivo Rio e Golden Room do Hotel Copacabana Palace (Rio de Janeiro), Auditório de Radio Paraná (Encarnación - Paraguai), Auditório Belgrano, Auditório San Agustín/Universidad Católica Argentina e Salon Dorado Del Teatro Colón (Buenos Aires – Argentina), Centro Sinfônico Nacional e Museu Nacional de Arte (La Paz- Bolívia), Teatro Muncipal de El Alto (Bolívia).

 

Em 2011, sob a regência do maestro Gustavo Dudamel, abriram as comemorações dos 102 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, realizando um concerto em homenagem ao maestro José Antônio Abreu, fundador do El Sistema e da Orquestra Simón Bolívar. Neste mesmo ano, os músicos de Campos participaram de uma turnê pelos Estados Unidos, encerrada com uma apresentação no Carnegie Hall, em Nova Iorque.

 

Em Portugal se apresentaram em diversos locais como: Palácio de Mateus, Conservatório de Coimbra, Conservatório Nacional de Música, encerrando a turnê com um concerto no Teatro Nacional de São Carlos. Além de já ter acompanhado nomes como: Daniel Guedes, Wagner Tiso, Marcus Vianna, Jane Duboc, Margareth Menezes, Leila Pinheiro, Marcus Viana, Toquinho, Guilherme Arantes e Lício Bruno. Em 2013 se apresentaram para o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, na Praia de Copacabana, com recorde de público de mais de três milhões de pessoas.

 

Este ano participaram pela terceira vez consecutiva na campanha Criança Esperança, promovida pela TV Globo em parceria com a UNESCO.

 

Jony William Villela Vianna (Diretor Geral)

Fundador e Diretor Presidente do Centro Cultura Musical de Campos-RJ, diretor geral e idealizador do Festival Internacional de Música de Inverno de Campos-RJ – FEMUSICA, atuou junto à Orquestra Sinfônica Ibero-Americana (Venezuela), vencedor do Prêmio Anchieta como Título de melhor de 2004 pelo Congresso da Sociedade de Cultura Latina – Seção Brasil. É Bacharel em Música e Licenciado em Educação Musical, pela FTB - São Paulo e pelo Conservatório Brasileiro de Música-RJ. Desde 2008 é diretor geral da Orquestra Sinfônica Jovem Maciuccia Iacovino.

 

Hodyllon Martins (Coordenador Artístico)

Na sua trajetória como violinista é integrante da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino e pertenceu a Orquestra Municipal de Campos dos Goytacazes onde participou de concertos em palcos de renomes no cenário nacional e internacional. Aperfeiçoou seus estudos de regência com os maestros Luís Mauricio Carneiro e Samuel Robles. É licenciado em música pela Universidade Metropolitana de Santos.

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE