Estado de Urgência!


O Banco de Sangue Santa Teresa está convocando doadores dos tipos RH negativo para efetuarem suas doações em caráter de urgência, pois os estoques se encontram em estado crítico. O tipo O negativo é o que está mais em falta, pois é considerado universal e, portanto, em casos de extrema urgência, é o que é utilizado pelos hospitais.


 A instituição informa que esse é um período em que há uma queda acentuada nos estoques sanguíneos, pois, com as férias, as pessoas viajam e deixam a doação de sangue em segundo plano.


 Aliados a esse fator, a explosão dos surtos de gripe influenza e o aumento dos casos de Covid pela variante Ômicron têm afastado os doadores que ficam inaptos a doar sangue por um período, como também receosos de se contaminarem.


De acordo com Rodrigo Moreira, líder regional de captação do Banco de Sangue Santa Teresa, o ato de doar sangue é totalmente seguro, e, reconhecidamente, a instituição tem o selo “Covid Free de Excelência”, por manter as melhores práticas de prevenção e enfrentamento à pandemia de coronavírus.


“Neste momento, enfrentamos um déficit de 65% em nossos estoques e todos os tipos sanguíneos são necessários, com um destaque maior para os RH negativos. Por isso, o apelo é para que os doadores compareçam ao Banco de Sangue para praticar esse gesto solidário que pode salvar até 4 vidas”, alerta Rodrigo Moreira.


Moreira ressalta ainda que os pacientes que estão internados nos hospitais não podem esperar e continuam necessitando de transfusões. Sem contar que é um momento em que aumenta a demanda por hemocomponentes, em função dos acidentes de trânsito nas estradas.


O Banco de Sangue Santa Teresa funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, no bairro Bingen, ao lado do Banco Bradesco.


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem