Aumento expressivo e atípico para esta época do ano vem sendo registrado desde dezembro após surto de casos da doença em todo o Estado do Rio



Com o surto de influenza em todo o Estado do Rio de Janeiro e doses esgotadas da vacina no SUS, aumentou a procura pela imunização nas clínicas particulares de Petrópolis. As últimas doses de vacina contra influenza no SUS foram aplicadas no início deste mês e a previsão é que a chegada de mais vacinas contra a doença seja apenas na próxima campanha de imunização, a partir de abril.


A vacina é aplicada anualmente durante campanha do Ministério da Saúde e previne contra os principais vírus causadores da Síndrome Respiratória Aguda Grave, incluindo o H1N1 e o Influenza H3N2. Na Clínica Imune, em Itaipava, a procura por doses da vacina aumentou 200% em dezembro e continua expressiva neste mês de janeiro, desde que as doses acabaram no SUS e com pouca oferta da vacina até mesmo na rede privada.


Pediatra infectologista e responsável médica pela Clínica Imune Itaipava, Priscilla Feleppa Valente, diz que a demanda pela vacina nesta época do ano é atípica e se justifica mesmo devido ao surto da doença no Estado, que já se espalha para cidades do interior.


Priscilla afirma que mesmo na clínica em Itaipava, a previsão é de que os estoques se esgotem já na próxima semana e o reabastecimento deve ocorrer apenas para campanha, em abril. A médica explica que existe uma grande preocupação dos pacientes com relação à infecção pela gripe, inclusive em um momento em que também está em circulação a variante ômicron da covid-19.


“Temos uma semelhança muito grande entre os sintomas e a evolução de uma gripe comum e o quadro clínico provocado pela Covid-19. Estar imunizado contra influenza pode facilitar o diagnóstico”, explica.


Priscilla reforça ainda que a vacina contra influenza deve ser tomada anualmente. O imunizante disponível nas clínicas privadas é a tetravalente, ou seja, previne quatro cepas do vírus. Já no SUS, é trivalente. A Clínica Imune Itaipava atua com todos os protocolos de segurança contra covid-19 e também oferece atendimento a domicílio.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem