PUBLICIDADE


 

 



Pocket estará disponível em formato digital

 

O glorioso momento em que a Imperatriz Teresa Cristina dá a deixa para o acendimento das luzes da Cidade Imperial, parte do espetáculo Um Natal em Família, apresentado todos os dias durante o Natal Imperial, vai poder ser visto e revisto por meio do Facebook, Instagram e Youtube da produtora do pocket, a Xdaquestão Produções.

 

Uma das 39 apresentações, no palco Vila Imperial, na Praça da Liberdade, foi gravada e vai ser disponibilizada no sábado, 22 de janeiro, às 18 horas nos canais da Xdaquestão Produções. Com duração de aproximadamente 15 minutos, o espetáculo revela os preparativos para o Natal da Família Imperial, em uma noite do dia 24 de dezembro, na primeira metade da década de 1880. A dramatização mostra as interações entre o Imperador Dom Pedro II, a Imperatriz Teresa Cristina, Princesa Isabel e Gonçalo, o mordomo da Família, e revela a intimidade, o comprometimento social e, em especial, um marco para toda a sociedade do estado do Rio de Janeiro, que foi a chegada da luz elétrica.

 

O espetáculo, que estreou no dia 02 de dezembro, data da abertura do Natal Imperial de Petrópolis, e foi apresentado até o dia 09 de janeiro, quando o evento terminou, sempre às 18h, era a grande atração para as luzes da cidade se acenderem, trazendo todo o brilho e o clima do Natal para a Cidade Imperial.

 

“Este ano, decidimos disponibilizar o espetáculo, que conta um pouco do dia a dia da Família Imperial, durante os natais que passaram em Petrópolis. São representações de momentos reais, que descobrimos por meio de muita pesquisa e de narrativas que passaram de geração para geração. Então, a peça é muito mais do que entretenimento, é um registro histórico e, por isso, vamos abrir para todas as pessoas que não tiveram a oportunidade de assistir e também para quem quiser rever”, destacou Mauricio Araújo, diretor geral da Xdaquestão Produções, responsável pelo espetáculo.

 

Para este espetáculo foram produzidas perucas específicas que remontam aos cabelos da Imperatriz Teresa Cristina e da Princesa Isabel, assinadas por Paulinho Silveira, cabeleireiro e peruqueiro de renome na cidade. Os figurinos, desenvolvidos exclusivamente para esta série de 39 apresentações, foram inspirados na prancha da Coleção Geszler, que data da década de 1870, e desenvolvidos por Eunice Mayer, que já assina o figurino do “Um Sarau Imperial”, no Museu Imperial, e dos eventos Chá da Princesa”, “Jantar do Imperador” e “Sarau da Boa Vista”. Agora, após as apresentações, os trajes passam a compor o acervo da Xdaquestão Produções, que já conta com outras dezenas de vestimentas oitocentistas.

 

O elenco de “Um Natal em Família”, conta com Andrea Dutra, Fábio Branco, João Pedro Coelho, Jonas Raibolt, Nívea Seabra e Vania Moreira. O texto e a direção, são de Paulo Marcos de Carvalho e quem assinou a direção de produção e secretaria teatral é a jornalista Carla Coelho.

 

 

 

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE