PUBLICIDADE


 

 

Canarinhos de Petrópolis (Foto: divulgação)


Foram prorrogadas até o dia 31/01 as inscrições para o Curso de Aprendizes do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Inteiramente gratuito, o curso, que é parte do projeto ‘Ponto de Cultura Aprendiz de Canarinho', tem um ano de duração e é destinado a meninos e meninas entre 8 e 9 anos que sonham em crescer em contato com a música nos corais do Instituto. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível clicando aqui ou então pelo telefone (24) 2104-4141. Não é necessária experiência musical prévia.

 

Primeiro passo rumo à entrada nos corais dos meninos e meninas dos Canarinhos, o curso é aberto às crianças na faixa etária indicada que estejam cursando o 3º ano do ensino fundamental em escolas públicas ou privadas. Dentro do projeto, que tem como filosofia  uma educação diferenciada pautada pela música, os alunos têm acesso a aulas de canto coral artístico, teoria musical, solfejo e técnica vocal. Devido à pandemia, as aulas acontecem às terças e quintas, das 7h40 às 11 horas, de maneira remota, pela internet.

 

Ao final do período de um ano, caso a criança tenha aptidão e seja aprovada, ela passa a integrar, oficialmente, os corais dos Canarinhos de Petrópolis, como foi o caso do jovem Tobias de Mello Vogel Lischt dos Santos, de 10 anos. Nascido numa família de Canarinhos em que seu avô, pai, tio e primo foram parte do coral, ele conta que desde bem pequeno sonhava em também se tornar um coralista. Tendo participado do Curso de Aprendizes em 2020 e entrado para o coro este ano, Tobias descreve como tem sido a experiência.

 

“Significou muito para mim. Desde que eu tinha 4 anos de idade eu já sonhava em ser parte do coral e quando completei 10 anos consegui, finalmente, alcançar esse objetivo da minha vida. Em tempos de pandemia os aprendizados ficaram mais difíceis por causa do distanciamento, mas as atividades presenciais têm voltado, então passamos a ter convivência uns com os outros. Minha maior alegria disso tudo é saber que é um sonho meu que está sendo realizado”, descreve Tobias.

 

Coro de meninos mais antigo do Brasil, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis acumula quase 80 anos de história na música, educação e formação dos coralistas. Motivo de orgulho em Petrópolis e fora dela, o IMCP conta com uma discografia de 18 álbuns e apresentações por diversas cidades do Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Áustria, República Tcheca, Itália, Venezuela e Argentina. Mais informações sobre os Canarinhos podem ser obtidas no site do coral, Facebook e Instagram (@canarinhosdepetropolis).

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE