PUBLICIDADE


 

 




Especialista em gestão de qualidade dos alimentos explica forma ideal de higienizar frutas, legumes e verduras

 

Um alto teor residual de agrotóxicos chega à mesa das famílias brasileiras todos os dias. O resíduo de produtos químicos, utilizados na produção da maioria dos alimentos no País para eliminar insetos ou ervas daninhas das plantações, acabam por invadir as refeições. Higienizar legumes, frutas e verduras da forma correta é a melhor maneira de reduzir o consumo desses defensivos e evitar doenças.

 

A coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, e especialista em gestão de qualidade dos alimentos Edna Freignan, explica que limpar os ingredientes com água corrente ou mergulhar hortaliças em uma solução com vinagre, limão ou bicarbonato de sódio não é o suficiente.

 

“No caso de alimentos com casca mais resistente, o recomendado é utilizar uma escovinhaseparada só para esse fim,e detergente neutro. As folhas devem ser lavadas uma a uma e, no caso de alimentos mais sensíveis como morango, uva, pêssego e ameixa, deve-se utilizar apenas água correntenessa primeira etapa de higienização”, orienta.   

 

Além dos agroquímicos, alimentos mal lavados podem gerar hepatite, verminoses, leptospirose, entre outras doenças. Microrganismos patogênicos podem ser encontrados na casca de verduras e frutas pelo contato com o solo, fertilizantes, água não potável e até mesmo com dejetos de pombos, ratos ou outros animais, que podem aparecer no local onde foram cultivados.

 

A especialista orienta que todos os alimentos devem passar pela etapa de sanitização. “Após a limpeza os ingredientes devem ficar de molho em solução clorada. Pode-se usar hipoclorito, encontrado em supermercados, ou água sanitária que tenha 2 a 2,5% de hipoclorito de sódio na sua composição. Nesse caso a diluição é 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água”.

 

Em seguida, o indicado é deixar os ingredientes por 10 ou 15 minutos na mistura. “Após a pausa é necessário fazer o enxague em água corrente, para retirar todo o resíduo da solução. No caso das frutas sensíveis, elas devem permanecer na solução por apenas 5 minutos”, acrescenta Edna.

 

Outra dica para diminuir o volume de agrotóxicos nas refeições é optar por frutas, legumes e verduras da estação na hora de fazer as compras. “Todas essas etapas de higienização reduzem um pouco a quantidade de agrotóxicos presentes, o ideal é adquirir alimentos orgânicose consumir os alimentos durante sua safra. Por exemplo, o morango tem safra de maio a outubro e, nessa época, terá menos agrotóxicos. É possível comprar a fruta o ano inteiro, mas nesse caso ela terá mais agrotóxicos e terá um custo maior.  O mesmo acontece com outras frutas, verduras e legumes”, conclui.

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE