PUBLICIDADE


 

 

Nutricionista Carolina Paixão



Egressa da UNIFASE conquistou a equivalência de diploma recentemente

 

 

Parece clichê quando escutamos a frase "a educação transforma o mundo". No entanto, o que para muitos é apenas uma frase de efeito, para quem investe nos estudos é a realidade. A petropolitana Carolina Paixão ingressou no ensino superior aos 17 anos e não fazia ideia de que aquele era apenas o primeiro passo de uma grande mudança em sua vida. 

 

Sendo uma área do conhecimento muito abrangente, a Nutrição permitiu que Carolina conhecesse diferentes ramos de atuação. Assim que recebeu o diploma, ela ingressou no mercado de trabalho atuando em consultório, depois trabalhou por um bom tempo em um restaurante e acabou decidindo trabalhar em plataformas marítimas. 

 

"Em 2005, iniciei a graduação na UNIFASE e não imaginava como seria a minha carreira. Me formei e logo ingressei no mercado de trabalho. Atuei em diversas áreas até encontrar a minha verdadeira vocação, pois nenhuma das áreas até então me realizava profissionalmente. Quando conheci a Nutrição da Especialização Comportamental, entendi que era com essa área da nutrição que eu queria atuar, ajudando o público feminino a vencer os desafios na alimentação, pois o hábito alimentar reflete diretamente nas questões de peso, prejudicando a autoestima", explica Carolina. 

 

A nutricionista decidiu criar grupos de mulheres com foco em prevenção e cuidados com a alimentação em prol de restabelecer a saúde física através do hábito alimentar mais saudável, também direcionando o trabalho para o processo natural de emagrecimento e resgate da autoestima. O trabalho teve início no Brasil, mas Carolina teve a oportunidade de ir morar na Europa e decidiu continuar trilhando seu caminho profissional auxiliando o público feminino nesta importante jornada de autocuidado. 

 

"Vim morar em Portugal em maio de 2020. Estava naquele momento assustador logo no início da pandemia, com muitas vítimas, sem a vacina, tudo muito confuso. Então, foi um período profissional muito delicado. Mantive os meus grupos de emagrecimento em Petrópolis, na modalidade on-line, e fui formando novos grupos. Eu moro na região de Lisboa, em uma vila pequena. Fui conversando com as pessoas, tentando avaliar o mercado de Portugal e as necessidades das mulheres que vivem aqui. A alimentação em Portugal não tem nada a ver com a que temos no Brasil", frisa. 

 

Para atuar profissionalmente em Portugal, Carolina precisava validar o diploma de nutricionista no país. Com características tão diferentes na cultura alimentar, o desafio de passar na prova de equivalência foi ainda maior.

 

"Nunca me imaginei fazendo outra coisa em qualquer lugar do mundo, mas as oportunidades existem e quando a pessoa realmente quer algo, precisa ir à luta. Então, eu decidi fazer a prova de equivalência do curso aqui em Portugal. Peguei toda a documentação exigida na UNIFASE para trazer e solicitar o processo na Universidade do Porto. Não foi uma etapa fácil, pelo contrário. A burocracia aqui na Europa é muito grande. Em outubro de 2021, consegui fazer a prova de equivalência e fui aprovada. Hoje, o meu diploma é reconhecido no país e consigo atuar profissionalmente", conta. 

 

Depois de tantos desafios, a nutricionista encontrou o seu nicho de atuação na Europa. Olhando para todo o processo de adaptação pessoal e profissional em um país tão diferente do seu, Carolina destaca duas características fundamentais para quem, assim como ela, tiver o desejo de morar em Portugal. 

 

"Sem dúvidas, paciência e perseverança são fundamentais nessa etapa de transição. A dica que eu dou para quem quer morar fora do Brasil é que essa pessoa estude e entenda que vai nascer de novo em uma outra nação. Vai ser preciso atualizar todos os documentos e encontrar um ramo dentro da sua área de atuação para se estabelecer, processos que não são fáceis. Hoje, o meu trabalho aqui é no atendimento às mulheres imigrantes que ganharam peso e que sofrem por várias situações de violência doméstica, de humilhação e também de xenofobia. Existe uma aliança entre Brasil e Portugal, mas aqui é um país fechado. A cultura deles é muito diferente da nossa. Precisei resolver tudo aos poucos para entender o novo país, mas posso dizer que valeu a pena cada esforço", finaliza Carolina Paixão. 

 

Orgulhoso de registrar mais essa conquista de uma de suas egressas de Nutrição e sempre atento às constantes mudanças na área da educação, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) segue as tendências de mercado e investe na formação acadêmica de excelência. Em um cenário cada vez mais integrado com as inúmeras possibilidades profissionais, a matriz curricular do curso de Nutrição da UNIFASE passou por muitas alterações para facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior, com a possibilidade de montagem da grade, através do sistema de créditos, e ampliou as oportunidades dos alunos no mercado de trabalho. Com o novo modelo, a UNIFASE também oferece ainda mais vagas de Estágios específicos para Ambulatório e Hospital, além do Estágio Eletivo, modalidade em que o aluno tem a possibilidade de escolher a área de atuação em que tem mais afinidade, através dos convênios da instituição.   

 

"As mudanças se pautaram em proporcionar mais conforto aos nossos alunos, com oferta de maior flexibilidade de horário e financeira. Pensamos no formato em crédito para facilitar o acesso ao ensino superior e alteramos a matriz curricular de acordo com o perfil do egresso do curso, pois muitos pensam em abrir um negócio. Assim, fazem parte da nova matriz disciplinas como Gestão de Negócios e Empreendedorismo. Além disso, a disciplina de Gestão de Carreira, no último período, foi pensada exatamente para que os estudantes possam refletir sobre as inúmeras possibilidades de caminhos a serem seguidos na profissão. Sempre que tomamos conhecimento de conquistas como a da Carolina, nos sentimos orgulhosos e mais uma vez ratificamos o nosso compromisso com a excelência no ensino, que oportuniza os nossos egressos a ingressarem também no mercado de trabalho no exterior", destaca Jamile Nogueira, coordenadora do curso de Nutrição da UNIFASE.  

 

Recentemente, o curso de Nutrição da UNIFASE participou de uma pesquisa do Guia da Faculdade, uma parceria entre o Estadão e a Quero Educação, que avaliou a qualidade de cerca de 16 mil cursos superiores em todo o Brasil, destacando o curso da UNIFASE como um dos melhores do Estado do Rio de Janeiro e o melhor da Região Serrana. Se você quiser seguir carreira na área da Nutrição, saiba que a UNIFASE disponibiliza diferentes formas para facilitar o ingresso dos candidatos em seus cursos, oferecendo descontos exclusivos, através de campanhas e convênios. Confira as condições especiais disponíveis para ingressar na graduação e encontre-se no futuro. Outras informações no site: www.unifase-rj.edu.br ou pelo WhatsApp: (24) 98865-0693. 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE