PUBLICIDADE


 

 




O Prefeito Rubens Bomtempo acompanhou os trabalhos do Gabinete Integrado de Gestão de Desastres, que passa a funcionar de forma unificada no município. Os diferentes órgãos dos governos municipal, estadual e federal seguem atuando de forma conjunta e agora ainda mais alinhados na estrutura montada no Colégio Estadual D. Pedro II (Cenip). Agora, os agentes trabalham em um único ambiente, o que facilita o gerenciamento das informações e operações, que priorizam o resgate às vítimas das fortes chuvas em Petrópolis. No momento, 139 óbitos foram contabilizados pela equipe Técnica e Científica da Polícia Civil, no Instituto Médico Legal (IML). A Defesa Civil soma 781 ocorrências, das quais 598 são de deslizamentos. No momento, 930 pessoas são atendidas pela Assistência Social nos 17 pontos de apoio.

 

Com esta estrutura, o Governo Municipal passa a ter melhores condições de concentrar todos os órgãos, que oferecem o suporte com as respectivas estruturas, também para os trabalhos de restabelecimento das áreas impactadas por deslizamentos, inundações e alagamentos. “Essa estrutura unifica o trabalho de todos os agentes que atuam na cidade desde que a cidade foi afetada pelas fortes chuvas. Essa organização otimiza ainda mais o nosso trabalho. Toda a Prefeitura está trabalhando para resgatar a normalidade o quanto antes”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo, que esteve no Gabinete Integrado para acompanhar os trabalhos neste sábado.

 

As equipes da Defesa Civil e de diferentes setores do governo – Obras, de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Planejamento, Administração, Fazenda, Saúde, Educação, Turismo, Meio Ambiente, além de CPTrans, Comdep, Águas do Imperador, INEA e ENEL – atuam em conjunto. Todo o efetivo do município está integrado com agentes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Nacional e do Estado, além de oficiais das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, Exército, Marinha.

 

“Estamos atuando na cidade desde o desastre em apoio complementar às ações municipais. O Gabinete integrado de Gestão de Desastres vem convergir esforços entre as agências de todos os entes federados, aumentando assim a eficiência do processo de salvar vidas, reabilitar cenários e restabelecer a normalidade da cidade o mais rápido possível”, destacou superintendente operacional da Secretaria Estadual de Defesa Civil, o Coronel Alexandre Silveira.

 

Além do reforço no efetivo para a atuação nas operações, o suporte dos demais órgãos amplia a estrutura para a atuação em ocorrências. Esse apoio traz para o município um maior número de maquinário como tratores, retroescavadeiras, pás mecânicas, caminhões- pipas, guindastes para corte de árvores, caminhões, viaturas, carretas, helicóptero, empilhadeiras, motosserra, cavadeiras e outros. “Todo esse suporte é de grande valor para esse momento em que estamos atuando para a recuperação da nossa cidade, que foi fortemente impactada pelas fortes chuvas dos últimos dias. Com o alinhamento de todas as agências, aprimoramos cada vez mais o atendimento à população”, disse o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE