PUBLICIDADE


 

 

FAB-RJ / Fotos: Divulgação



Com o intuito de preservar e difundir a cultura do Festival Folclórico de Parintins e do Boi Bumbá Caprichoso na região sudeste, acontece mais um encontro aberto ao público e gratuito promovido pela FAB – RJ. Desta vez será no próximo sábado (19), às 17, na Rua Riachuelo 125, no bairro da Lapa.


O primeiro evento deste ano ocorreu em 13 de fevereiro, no Museu de Arte Moderna (Rio), reunindo torcedores da região metropolitana do Rio, da cidade de Petrópolis e dos estados de São Paulo e Paraná. Na oportunidade também foi apresentado o núcleo regional da torcida do Boi Bumbá Caprichoso na cidade do Rio de Janeiro, que tem em sua diretoria a petropolitana Priscila Castro, diretora e coreografa da Cia & Studio de Dança Hip-Boi.

 

“No primeiro encontro que foi para apresentação e difusão da cultura amazonense, fomos convidados para participar. Depois veio o convite para o Hip Boi apresentar sua dança e, depois, veio a formalização do convite para eu integrar a diretora na função de Coordenadora de Coreografia. Eu estou muito feliz e me sinto muito honrada”, enfatiza Priscila.






 

Sobre a Cia de Dança Hip Boi


Fundada em 1999 em Petrópolis, pela bailarina e coreografa Priscila Castro, a Cia de Dança Hip Boi é pioneira no trabalho de pesquisa e divulgação do Festival Folclórico de Parintins. Com um trabalho singular totalmente inspirado e embasado na temática desenvolvido pelas Associações Folclóricas dos Bumbás Garantido e Caprichoso, o “Hip-Boi” busca difundir, divulgar e resgatar as belezas e riquezas culturais desta que é considerada há décadas, a maior festa folclórica da América Latina. A festa acontece sempre no mês de junho.



 

Sobre a FAB

A FAB-RJ núcleo regional da torcida do Boi Bumbá Caprichoso na cidade do Rio de Janeiro e se traduz em uma associação cultural que objetiva reunir torcedores e amantes da cultura amazônica e difundir a cultura nacional na região sudeste. Atualmente é a única torcida do boi bumbá Caprichoso fora do Estado do Amazonas, possibilitando um grande intercâmbio cultural com a sociedade em geral e com entidades parceiras. Desde 8 de novembro de 2018, o Complexo Cultural do Boi-Bumbá do Médio Amazonas e Parintins se constitui como Patrimônio Cultural do Brasil. 

 



Festival de Parintins




 Festival de Parintins


O Festival Folclórico de Parintins, criado em 1965, é uma festa popular que acontece todos os anos no município brasileiro de Parintins, no interior do estado do Amazonas. O festival, considerado uma das maiores festas regionais do país, é reconhecido como Patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As apresentações, que começam na última sexta-feira do mês de junho indo até domingo, simbolizam uma disputa a céu aberto entre duas agremiações folclóricas  Boi Garantido (vermelho) e Boi Caprichoso (azul), que acontece no Centro Cultural de Parintins, mais conhecido como Bumbódromo, com capacidade para 35 mil espectadores.

 


 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE