PUBLICIDADE


 

 


 

Foto / ilustrativa


Quem resiste ao chocolate?

E pode ficar ainda melhor se harmonizado com vinho!


por Flávia Medeiros 

Porém, os amantes de vinhos podem ter dificuldades nessa relação, já que o alimento é forte, doce e gorduroso demais. No entanto ‘dizem’ que os chocolates só combinam com vinhos doces. Mas há controvérsia: a mistura de chocolates e tintos pode ser surpreendente. Alguns podem “torcer o nariz” para essa harmonização, outros, vão agradecer pela dica…

Chocolates vão muito bem com café, água com gás e vinhos fortificados. Essa regrinha básica está correta, mas se você gosta de desafios, sugiro um vinho tinto seco para acompanhar. Calma, os mais conservadores talvez irão torcer o nariz, mas a combinação pode funcionar. Muitos paladares, aprovam esse “casamento”.

Na teoria, o vinho fortificado é o que mais combina com o chocolate. E, para não ter erro, muitos apostam em um vinho tinto encorpado e fortificado e, portanto, mais doce. Outra opção que segue essa mesma linha é o Vinho do Porto, também fortificado e doce. Estas opções vão muito bem também com chocolate branco e ao leite, já que são muito doces e, por carregarem boa dose de açúcar, harmonizam apenas com os vinhos de mesmo peso, ou seja, os doces.

No entanto, o chocolate tem sabor muito intenso e pode acabar ‘matando’ qualquer outro vinho que possa competir com ele. O princípio da harmonização é que vinho e comida estejam balanceados e equilibrados, sem que haja sobreposição de sabores.

Se for fazer o teste, escolha o chocolate meio amargo, já que combina melhor com o tinto e, ainda, é muito mais saudável. “Geralmente quando as pessoas desenvolvem melhor o paladar e passam a apreciar seus vinhos de maneira mais atenciosa, preferem não fazer esse tipo de mistura. Mas, sempre digo que tudo na vida vira experiência, e se você é no mínimo curioso, experimenta!

Escolha um bom vinho tinto, o seu chocolate e seja feliz! Até a próxima!





Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE