PUBLICIDADE


 

 

O evento vai até domingo (22)



Começou ontem (19/05) um dos maiores eventos de autoconhecimento e espiritualidade do país. O I FestivalIndiano de Vedanta e Autoconhecimento vai reunir práticas de yoga, meditação e kung-fu, apresentações culturais de dança e música indianas e indígenas, palestras, aulas de Vedanta, aulas de mantras e cursos sobre os conhecimentos da tradição védica, que beneficiam milhões de pessoas ao redor do mundo com uma vida mais leve e equilibrada. O evento acontece até domingo, dia 22 de maio, no Parque Municipal Paulo Rattes, em Itaipava, com atrações voltadas para todas as idades e durante todo o dia. A entrada é gratuita.


O Parque Municipal, local escolhido por estar em meio à natureza, foi todo preparado com decorações típicas indianas e de outros povos ancestrais para receber as mais de oito mil pessoas que devem passar pelo local nos quatro dias de evento. Uma tenda principal vai abrigar palestras, aulas e práticas com professores de várias partes do mundo. Outras tendas menores também vão contar com programações paralelas e com culinária vegetariana indiana e brasileira, de forma que os visitantes possam passar o dia todo no evento.


Para marcar o primeiro evento deste porte em Petrópolis, a programação está especial com a presença de diversas lideranças e nomes expoentes da cultura védica e de povos originários nacionais e internacionais, além de convidados especiais. Destaque para o arquiteto urbanístico Índio da Costa, o presidente do BNDES, Gustavo Montezano e os professores de Vedanta Jonas Masetti, professor Paulo, professora Tilaka, e a professora Glória Arieira, precursora de Vedanta no Brasil.


Na quinta-feira, a abertura do evento contou com a presença de autoridades municipais, lideranças dos povos originários, incluindo os de matriz africana, povos indígenas da Amazônia e de outras partes do Brasil e do mundo. Teve uma aula inaugural de Vedanta com a professora Gloria Arieira e um painel de debate com o tema: “O papel da espiritualidade para os novos rumos da sociedade” com o presidente do BNDES, Gustavo Montezano e o professor tradicional de Vedanta Jonas Masetti. O dia se encerrou com roda de conversa com professores da tradição védica e apresentações culturais da Índia.


Na sexta-feira está programada aula de yoga com o professor Thiago Leão, às 8h. Às 9h30, aula de Vedanta com o professor Paulo Vieira. Aula de Kung Fu, às 11h, com o mestre Ricardo Viana. Às 12h30, dança circular com a professora Denise Kesari. E a parte da tarde, das 14h às 17h30, está reservada para cursos, atendimentos individuais e apresentações culturais dos povos indígenas. Neste dia também está confirmada a presença do índio americano Vernon Foster, ativista em manter as tradições da cultura indígena norte-americana. Vernon usa métodos de cura indígena ancestral transmitida de xamã e xamã há séculos. Também estará presente o pajé e cacique da aldeia KeneMerá, Maná Shanenawá.


A programação do sábado começa às 8h com aula de yoga com o professor Leandro Castello. Nove e meia da manhã tem aula de vedanta com a professora Tilaka. Às 11h, aula de Kung Fu com o mestre Ricardo Viana. 12h30 tem evento juvenil. E das 14h às 17h30, cursos, atendimentos individuais e apresentações culturais da matriz africana. No domingo, a aula de yoga é com o professor Ricardo Barbato e começa às 8h30. Logo depois, às 9h30, está programada aula de vedanta com o professor tradicional Jonas Masetti. O encerramento do I Festival Indiano de Vedanta e Autoconhecimento está previsto para às 10h30 com cerimônia reunindo todos as lideranças dos povos originários.


“A serra de Petrópolis é o lugar ideal para um encontro espiritual. Nosso objetivo é dar a oportunidade para as pessoas conhecerem a cultura indiana e dos povos originários. Vamos celebrar a passagem por este momento histórico de união cultural e espiritual com música, dança, alegria e ensinamentos. Abram o coração e estejam prontos, pois a terra é uma grande família”, afirma o professor Jonas Masetti.

 

Serviço:

I Festival de Vedanta e Autoconhecimento

Dias:Até 22 de maio– 7h às 18h

Local: Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes (Estrada União e Indústria, 10.000 – Itaipava)

Entrada Franca. Algumas atividades são pagas.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE