PUBLICIDADE


 

 

Petrópolis Film Commission 



A Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura (IMC), retomou as atividades do Petrópolis Film Commission. E a comissão já marcou presença no maior encontro de criatividade da América Latina – o Rio2C -, que aconteceu dos dias 26 de abril a primeiro de maio, na Cidades das Artes, no Rio de Janeiro. A presidente do IMC Diana Iliescu e os integrantes da Petrópolis Film Commission - Aline Castella, Tatiana D’Angello e Leonardo Cerqueira – participaram do evento.

 

O Petrópolis Film Commission é formado por representantes da Prefeitura e da sociedade civil organizada e tem a finalidade de atrair produções audiovisuais e oferecer apoio logístico e operacional aos produtores do mercado visual que desejam filmar na cidade. “O charme e o potencial cultural e histórico da nossa cidade sempre foi palco de produções audiovisuais. Incentivar esse segmento e atrair mais produções movimenta toda a economia de Petrópolis”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

 

Para a Petrópolis Film Commission esta participação é crucial para a divulgação da cidade como um destino capaz de receber inúmeras produções audiovisuais, o que possui potencial de elevar o PIB da cidade. Os integrantes da comissão estiveram com a Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado, Danielle Barros, e fizeram uma reunião com representantes da Rio Film Commission para iniciar uma tratativa visando estabelecer uma via de cooperação técnica entre as cidades.

 

Outra parceria que foi fortalecida e consolidada foi a relação da Petrópolis Film Commission com o polo de audiovisual SerraAção, de Nova Friburgo.  A relação de cooperação que já havia sido iniciada em encontros anteriores ganhou força quando as entidades se posicionaram unidas no Rio2C, fortalecendo a Região Serrana.

 

“É muito importante as cidades serranas estarem unidas para fortalecermos o potencial criativo da nossa região e estabelecer essa parceria direta com a capital. O estado do Rio tem uma vocação natural para o cinema e estamos de braços abertos para receber produções nacionais e internacionais”, ressaltou Diana Iliescu.

 

Paula Tavares, Diretora Executiva do Polo Serra  Ação, também avaliou favoravelmente a participação no evento. "Tivemos a oportunidade de mostrar que o audiovisual está muito pulsante na Região Serrana do Rio. Estamos representando 16 municípios, junto com parceiros como a Petrópolis Film Commission. Mostramos ao longo desses dias, toda a exuberância da Serra através das nossas locações e da mão de obra qualificada”, frisou.

 

“Petrópolis e Friburgo permanecem trabalhando para atrair produções para filmarem na serra. A expectativa agora é com a iminência de publicação da Lei Paulo Gustavo, que irá direcionar mais de 3,8 bilhões para municípios e estados realizarem projetos culturais, sendo que parte desses recursos virá do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, e deverá ser obrigatoriamente aplicado no setor audiovisual”, explicou Diana Iliescu.

 

A Rio2C fará nos próximos meses um workshop gratuito em Petrópolis para capacitar profissionais do setor. "É maravilhoso ver ações e relações como essas sendo construídas entre cidades e instituições fortes. Acredito que a união do setor é o que faz a diferença. A indústria criativa, em especial o audiovisual, é uma potência para a economia e sociedade, gerando muitas oportunidades. É um momento muito propício”, ressaltou Tatiana D' Angello, especialista em Film Commission.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE